Panorama
 
 
 
 

GREENPEACE EXIGE QUE LULA DESISTA DA AVENTURA NUCLEAR

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2005

27.01.2005 - O Greenpeace iniciou nesta quinta-feira, dentro de sua programação para o Fórum Social Mundial, uma série de atividades contra a retomada do Programa Nuclear brasileiro.

Durante a passagem do Presidente pelo FSM 2005, a organização entregou a Lula uma mensagem com a demanda de que o dinheiro previsto para ser gasto com a aventura nuclear brasileira fosse investido no combate à pobreza.

Cinco ativistas da entidade estavam personificados de “Lulinhas Nucleares”(1), circulando pelos diferentes recintos do Fórum Social Mundial, interagindo com os participantes, apertando a mão de autoridades e provocando que estas se manifestem sobre a construção de Angra 3.

“Queremos expor a contradição de Lula que, ao mesmo tempo que pede dinheiro para o combate à miséria e à fome, ameaça desperdiçar bilhões de e ultrapassada. Apesar de terem custado ao País cerca de vinte bilhões de dólares(2), dólares em uma fonte de energia insegura, cara, suja as duas usinas nucleares existentes não geram mais do que dois por cento de toda a eletricidade produzida no Brasil”, disse Sérgio Dialetachi, da campanha de energia do Greenpeace.

Durante a passagem de Lula pelo Fórum Social Mundial, cerca de cinco mil pessoas usaram camisetas do Greenpeace com os dizeres “Lula não dê bola fora. Diga Não a Angra 3”. Voluntários pintaram a mensagem “Nuclear Não” na testa e braços de outros tantos participantes do evento.

“O Presidente deve sair de Porto Alegre com uma mensagem muito clara: O Brasil não quer nuclear. Com uma forte mensagem vinda das ruas poderemos vencer o poderoso lobby nuclear. O Fórum Social Mundial é o lugar ideal para começarmos a levantar essa onda”, acrescentou Dialetachi. Depois de Porto Alegre, o Presidente seguiu para Davos, onde também foi recebido pelo personagem Lulinha Nuclear (foto).


Pesquisas de opinião mostram que mais de 80%(3) dos brasileiros não querem a construção de Angra 3. Ministros, como Dilma Rousseff (de Minas e Energia) e Marina Silva (do Meio Ambiente), também já se manifestaram publicamente contra essa insensatez.
Os participantes do Fórum de Porto Alegre podem, ainda, escrever mensagens por um mundo livre do perigo nuclear em uma enorme faixa de tecido, medindo 30 metros de comprimento por 2 metros de largura, que será posteriormente entregue ao Presidente da República.

No dia 29, o Greenpeace estará coordenando o debate “O Brasil não é nuclear”, com a participação de mineiros de urânio de Caetité (BA), das vítimas do Césio 137 de Goiânia (GO), dos moradores de Angra dos Reis (RJ), de especialistas em reatores nucleares, de ambientalistas latino-americanos e parlamentares da Alemanha, país onde já existe um compromisso de eliminação da tecnologia nuclear.

Notas:
(1) O “Lulinha Nuclear” foi personagem de uma campanha publicitária do Greenpeace, veiculada em jornais e revistas do País, em Dezembro último, onde uma charge mostra o Presidente jogando futebol com camiseta e bola estampadas com o símbolo da radiação.

(2) Estimativas oficiais do Ministério de Minas e Energia

(3) Pesquisa qualitativa do ISER – Instituto de Estudos da Religião, realizada em Maio de 2004, em 6 Capitais brasileiras

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.