Panorama
 
 
 
 

PROJETO MATA ATLÂNTICA PROMOVEU SEGUNDO ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO NO LITORAL NORTE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2005

(28/01/2005) Ocorreu em Torres, na noite dessa quinta-feira (27/01), a segunda reunião de apresentação do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O Projeto visa à proteção dos remanescentes e recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica e as ações estão sendo apresentadas para as comunidades dos municípios onde estão sendo implantadas unidades de conservação. Em Torres, há o Parque Estadual de Itapeva, com 1.000 hectares, criado em 2002.

Aos participantes foram explicados os objetivos, as ações a serem executadas e as já realizadas pelo Projeto; a importância de uma unidade de conservação e da área do entorno; a elaboração de um Plano de Manejo, que identifica a importância de preservação de determinada área e estabelece o regramento para seu uso, além das ações conjuntas entre a Sema e o Batalhão de Polícia Militar. As explanações foram feitas pela gerente executiva do Projeto Mata Atlântica, Vera Pitoni; pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Roberto Paim, representando o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta; pelo gerente de implantação do Parque Itapeva, Patrick Colombo; pelo biólogo Marcelo Duarte da Fundação Zoobotânica do RS, e pelo Capitão Henrique Conte Melo, do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar. Também se pronunciaram o prefeito de Torres, João Alberto Machado, e o Promotor de Justiça, Ricardo Cardoso Lazzarin.

PERGUNTAS - O chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Aldo Berni, junto com as demais autoridades, respondeu a diversos questionamentos dos presentes. As principais dúvidas estavam relacionadas à questão fundiária, tanto de proprietários de área abrangida pelos limites do Parque Itapeva, quanto de moradores do bairro Riacho Doce, que abrange dunas permanentes, que não têm documento de propriedade da terra. Conforme Vera Pitoni, o levantamento fundiário vem sendo feito e sobre o bairro Riacho Doce existia um acordo entre a Sema e a prefeitura para relocação daqueles moradores para uma área a ser disponibilizada pelo município. Pitoni afirma que o assunto voltará a ser tratado com o atual prefeito para verificar a manutenção ou não do acordo.

Ainda foi esclarecido que o Parque da Guarita não pertence à área do Parque Estadual de Itapeva. A Guarita é uma área turística e Itapeva é uma unidade de conservação, cujo objetivo maior, antes da visitação, é a conservação dos ecossistemas lá existentes.

Também estiverem presentes na reunião os prefeitos de D. Pedro de Alcântara, Marcio Biasi, e de Xangri-lá, Moisés da Cunha; secretários municipais de Torres, Morrinhos do Sul, Mampituba e Xangri-lá; moradores, veranistas e representantes de ONGs ambientalistas.

A terceira, das sete reuniões previstas para apresentação do Projeto, está marcada para o dia 1º de fevereiro, em Itati, às 20 horas, no Salão da Comunidade Evangélica Luterana do Vale do Três Forquilhas. Em Itati está localizada parte da Reserva Biológica Estadual da Serra Geral e a Área de Proteção Ambiental Estadual Rota do Sol.

Fonte: SEMA-RS – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.