Panorama
 
 
 
 

SEMINÁRIO DEBATE PROPOSTAS PARA CONTER PERDA DE BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

Brasília - Mais de mil representantes de governos, empresas privadas e pesquisadores estarão reunidos em Paris para a conferência internacional Biodiversidade: Ciência e Governança a partir desta segunda-feira. O objetivo do encontro, que prossegue até o dia 28, é procurar meios de estancar a crescente taxa de extinção de espécies e a destruição de ecossistemas. Serão debatidos temas como a abordagem dos setores públicos e privados à conservação e manejo da biodiversidade e o desenvolvimento de padrões de mensuração e observação para monitorar a biodiversidade.

O Ministério do Meio Ambiente estará representado pelo secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, que irá relatar a experiência brasileira e as políticas adotadas no combate ao desmatamento. Capobianco também informará sobre as propostas de uso sustentável das florestas brasileiras contidas no Programa Nacional de Florestas e vai detalhar a Política Nacional de Biodiversidade e as ações do país para a conservação de espécies.

Apesar de mais de 170 países terem ratificado a Convenção da Diversidade Biológica, na Rio-92, e da comunidade internacional ter assumido o compromisso de reduzir drasticamente a perda de biodiversidade até 2010, durante a Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, diversas espécies de animais e plantas continuam ameaçadas de extinção. A União Mundial para Conservação da Natureza calcula que cerca de 7 mil espécies de animais e 60 mil de vegetais estejam ameaçadas de extinção.

Estima-se que o número de espécies no planeta chegue a casa de 30 milhões, mas, até hoje, a literatura científica descreveu pouco menos de 1,5 milhão. Isto significa que diversas espécies podem estar sendo extintas antes mesmo de serem conhecidas pela ciência.
As informações são do Ministério do Meio Ambiente

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.