Panorama
 
 
 

MINISTRA PARTICIPA DE POSSE DO PRESIDENTE DA EMBRAPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou hoje (23/01), durante a posse do presidente da Embrapa, Cleiton Campanhola, que para sua gestão à frente do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ter sucesso é preciso levar a cabo os três desafios colocados para a política ambiental do país: a transversalidade das políticas nos diferentes setores de governo, o controle social e a implementação do desenvolvimento sustentável. A ministra disse que a Embrapa é um dos parceiros do MMA e que o trabalho dos pesquisadores da empresa será de grande importância na busca de respostas técnicas para conciliar o aumento da produtividade agrícola e a preservação ambiental.
Ela destacou que as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa são essenciais para consolidar técnicas e conhecimentos de populações tradicionais com as mais modernas tecnologias. “Que bom que podemos contar com o melhor da tradição e da modernidade da Embrapa. As duas se completam e uma empresa de pesquisa tem exatamente esse papel”, disse Marina Silva.
Segundo a ministra, o maior desafio do governo neste momento talvez seja o de desconstituir a percepção de que os ministros são os grandes provedores das grandes soluções para o país. De acordo com ela, a idéia do Estado provedor e a do político salvador da pátria não está mais na moda. “O que está na moda, e se não está precisamos colocar rapidamente, é aquele que em vez de fazer para as pessoas, faz com as pessoas, em vez de fazer para a sociedade, faz com a sociedade.Se não formos capazes de fazer com que as pessoas se sintam parte da equação e das respostas, como parte do problema e da solução, as expectativas não serão satisfeitas”, ressaltou.
Marina Silva disse, ainda, que é preciso que as pessoas tenham consciência de que, seja na Embrapa ou em qualquer outra instituição de pesquisa científica do país, é fundamental o propósito ético para construir a sustentabilidade econômica, social, cultural e política. “Se nós tivermos o propósito ético, nós haveremos de achar as respostas éticas”, concluiu a ministra.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.