Panorama
 
 
 

SEMA ASSINA PROTOCOLO PARA ANALISAR ÁGUA DO GUAÍBA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Fevereiro de 2005

03/02/2005 Até o mês de março terá início o trabalho de análises físico-químicas para desenvolvimento de um Modelo Hidrodinâmico e de qualidade da água do Lago Guaíba. Para isso, o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, assinou na tarde desta quinta-feira (03/02) o Protocolo de Intenções integrante do acordo de cooperação técnica existente entre o Estado do Rio Grande do Sul e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O documento também foi assinado pela secretária-executiva do Pró-Guaíba, Vera Callegaro; pelo presidente da CORSAN em exercício, Jorge Melo; pelo diretor do DMAE, Flávio Ferreira Presser, e pelo diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda.
O trabalho será executado conjuntamente pela Rede de Monitoramento da Água do Pró-Guaíba e por uma consultoria da JICA, com previsão de doze meses. O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) acompanhará as atividades. O Modelo Hidrodinâmico permitirá relacionar o comportamento das águas do Lago Guaíba com os fluxos das substâncias poluentes, identificará cianobactérias, além de apontar a quantidade e a qualidade do manancial hídrico disponível para os usos variados.
O secretário Mauro Sparta falou que no Estado já se verificam níveis preocupantes de poluição dos recursos hídricos e a água, por ser um produto limitado, precisa ser bem cuidada. “Precisamos evitar a contaminação dos mananciais e esse trabalho vai valorizar a mensuração da água do Lago Guaíba”, destacou Sparta.
Também estavam presentes na solenidade realizada na sede da Sema, o representante da JICA, Hiroshi Sato; o representante do secretário estadual de Coordenação e Planejamento, Roberto Calazans, e o secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch.

Fonte: SEMA-RS – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.