Panorama
 
 
 

CULTURA E DESTINOS BRASILEIROS ATRAEM PÚBLICO EM FEIRA DE TURISMO NA INGLATERRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

15/2/2005 Quinto evento dentro da Agenda de Promoção Comercial 2005 da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) no exterior, a Destinations Show, que aconteceu entre 03 e 06 de fevereiro em Londres (Inglaterra), confirmou o interesse do turista inglês pelo Destino Brasil. Direcionada principalmente para o público final, a feira é uma vitrine das opções de turismo no mundo.
As atrações culturais do Brasil, como apresentações de samba e de capoeira, envolveram os visitantes. Cerca de duas mil pessoas passaram pelo estande da EMBRATUR, que contou com o Ariaú Amazon Towers Hotel, Hotel Rio Internacional, Varig e Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) como co-expositores. No dia 05, o estande recebeu ainda a visita do ministro da embaixada brasileira em Londres Eduardo Botelho Barbosa.
As atrações brasileiras ganharam o "World Entertainment", palco principal da feira. Foram apresentações de capoeira e de ritmos típicos, como samba, forró, axé e lambada, o que atraiu o público para o estande da EMBRATUR. "É importante mostrar o lado da cultura e da alegria brasileira. A qualidade da nossa música, das nossas tradições fazem com que o turista queira se aproximar e conhecer mais o País. Diversas pessoas quiseram inclusive fechar reserva para o hotel dentro da própria feira", disse Marcelo Brito, do Ariaú Amazon Towers Hotel.
Os destinos mais procurados foram Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Recife (PE) e Manaus (AM). Muitas pessoas já haviam visitado o Brasil e buscavam informações de novos destinos. "Isso comprova o alto nível de satisfação do turista estrangeiro que viaja ao País", avalia Silvana Nascimento, executiva responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) no Reino Unido, com sede em Londres.
Segundo a Demanda Turística Internacional 2003 da EMBRATUR, 56,5% dos visitantes internacionais que estiveram no País naquele ano tiveram as expectativas em relação à viagem plenamente atendidas e, para 31,7%, superadas. De acordo com o Anuário Estatístico da EMBRATUR, 155.877 ingleses visitaram o Brasil em 2003, 6,39% mais que em 2002.
Trata-se de um mercado promissor para o Brasil. Em particular, o público da melhor idade (acima de 60 anos) revela-se como um grande nicho a ser explorado. "Nos dois primeiros dias de feira tivemos uma procura muito grande de pessoas com esse perfil. Em função do alto poder aquisitivo adquirido durante os anos de trabalho, os ingleses investem muito em viagens na terceira idade", conta Silvana. "São pessoas que já viajaram para vários lugares e que querem roteiros que tenham conceitos segmentados, como destinos históricos e de ecoturismo", completa. Desde 2003, a EMBRATUR ampliou o leque e passou a promover o País por meio de dez produtos, além do tradicional Sol & Mar: Negócios & Eventos, Incentivo, Festas & Eventos Populares, Ecoturismo, Aventura, Pesca Esportiva, Mergulho, Golfe, Resorts e Cidades Patrimônio.
A Destinations Show reúne cerca de 50 mil pessoas e, pelo segundo ano consecutivo, terá também uma versão na cidade de Birmingham (Reino Unido) no período de 04 a 06 de março, quando a EMBRATUR também participará com um estande institucional. Ainda em fevereiro, entre os dias 15 e 17, em Londres, o Instituto marca presença na CONFEX - The Events Organisers Show, como convidado da ICCA (Internacional Congress & Convention Association), ocupando um espaço no estande da associação. Com público estimado em oito mil pessoas, a feira é voltada aos profissionais do turismo de eventos e incentivos.
Carnaval em Londres - O Brasil está esquentando o inverno inglês. Em parceria com o EBT e a Varig, o bar brasileiro Guanabara, que fica na área central de Londres, está promovendo o País como destino turístico durante todo o mês de fevereiro. Teve direito até a carnaval. Com uma programação que foi do samba ao frevo, regada à degustação de caipirinha, os ingleses caíram na folia entre sexta-feira de carnaval, dia 04, e segunda, 07.
Como foi dentro do período da Destinations, o público da feira também foi convidado a comparecer. Cerca de 500 pessoas lotaram o bar todas as noites. A Empetur ainda aproveitou para promover Pernambuco na noite dedicada ao carnaval de Olinda (domingo, 06). No dia 1º de março, será ainda sorteada uma viagem de cinco dias para duas pessoas ao Rio de Janeiro (RJ). "É interessante notar que o proprietário do Guanabara é um inglês que percebeu a grande demanda por cultura brasileira. Também diversos integrantes dos shows são ingleses. O Brasil está na moda.", conta Silvana.
E o carnaval do Rio ganhou as páginas do caderno de viagens do jornal "Sunday Mirror" no dia 06. Com o título "Copa for coopers", a matéria enfatiza o baixo-custo de uma viagem para o Brasil e dá dicas para quem quer começar a programar o carnaval de 2006 na cidade. Caracteriza a folia como o "maior show da Terra" e vai além, abrangendo de compras de havaianas até uma viagem para a cidade vizinha de Búzios.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.