Panorama
 
 
 

LULA MANDA INSTALAR GABINETE PROVISÓRIO NO PARÁ E INTERDITA 8,2 MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

17/02/2005 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou a execução da freira Dorothy Stang e as demais mortes no Estado do Pará por questões agrárias "cruéis e covardes", classificou os crimes como "uma reação à implantação dos programas de governo federal voltados para o ordenamento fundiário e a preservação ambiental naquela região" e mandou instalar um gabinete provisório do governo federal na área, além de interditar 8,2 milhões de hectares de florestas em terras da União junto à BR-163.
A informação foi dada pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. Segundo ele, Lula garantiu que os programas do governo federal que geraram reações contrárias continuarão a ser implementados e serão ampliados naquele estado. Para isso, o presidente Lula aprovou a criação da Estação Ecológica da Terra do Meio e do Parque Nacional da Serra do Pardo, na região de maior pressão de desmatamento no ano passado no Pará.
Juntas, conforme anunciou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, essas duas unidades de conservação somam mais de 3,8 milhões de hectares e protegerão uma das regiões mais importantes de floresta naquele estado.
Um gabinete provisório para reforçar as ações do governo federal também será instalado naquele estado. O lugar ainda não foi definido, mas o gabinete deve funcionar em Belém ou no município de Altamira. Lula também decidiu interditar toda a região de florestas existentes em terras públicas federais localizadas na margem esquerda da rodovia BR-163, no estado do Pará. São mais de 8,2 milhões de hectares onde serão estudadas a criação de unidades de conservação nos próximos seis meses.
Marina Silva destacou que todas essas ações devem servir de exemplo à opinião pública nacional de que "não haverá nenhum tipo de retrocesso quanto à implementação das ações de ordenamento fundiário e de criação de unidades de conservação naquele estado".

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Paula Marra

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.