Panorama
 
 
 

MEC DEBATE NOVA POLÍTICA PARA EDUCAÇÃO RURAL EM SEMINÁRIO

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Fevereiro de 2005

16/02/2005 - Alternativas para elaboração de uma nova política nacional de educação básica nas escolas da zona rural estão sendo debatidas por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de integrantes de universidades, movimentos e organizações sociais ligados ao campo. Eles participam de hoje até sexta-feira (18) de seminário promovido pelo ministério da Educação, em parceria com a secretaria estadual de educação e União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação.
De acordo com Antônio Munarim, coordenador-geral de Educação no Campo do MEC, a idéia é vincular o ensino a um processo de desenvolvimento sustentável e equilibrado, que leve em consideração a preservação do meio ambiente e as peculiaridades do meio rural. "A perspectiva é de que educação possa ser um instrumento de melhoria da qualidade de vida do homem do campo", destacou.
Ele salientou que o novo currículo deve ser montado de forma articulada, com base na vida e no trabalho no campo como fontes inspiradoras das proposições de conteúdo, até mesmo para profissionalizar os estudantes. "O que temos hoje é um calendário escolar de acordo com a vida na cidade, que não leva em conta nem o plantio e nem a colheita", disse ele.
Munarim informou que a expansão do ensino no meio rural vai resultar também na ampliação do número de escolas, que serão financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.
Enfatizou que entre as proposições apresentadas estão a elaboração de projetos especiais, articulados com organizações não governamentais, federação e sindicatos de trabalhadores rurais, para recuperar o atraso histórico no atendimento à população rural.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 30% dos habitantes das área rurais do país são analfabetos. Todas as sugestões dos estados para construção da nova política de educação no campo serão apresentadas em março a representantes dos ministérios e da presidência da República.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Márcia Wonghon

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.