Panorama
 
 
 

MINISTRA DIZ QUE PACOTE DO PARÁ FOI APENAS ANTECIPADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2005

18/02/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou hoje que as medidas anunciadas para a região Norte dão continuidade às ações que o governo já vinha adotando na região e são um forte sinal de que não haverá retrocesso. Segundo a ministra, todas as medidas apresentadas quinta-feira (17) já estavam em fase de implementação e seriam lançadas segunda-feira (21), em cerimônia com a presença dos governadores dos estados da região. O lançamento foi antecipado devido ao assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, no último sábado (12).
Na quinta-feira, o governo anunciou a interdição de 8,2 milhões de hectares de áreas públicas na margem esquerda da BR-163, para criar centros de estudos específicos e unidades de conservação ambiental. A interdição foi decretada por medida provisória. O objetivo é interromper a grilagem de terras e o desmatamento, principal motivo de conflitos rurais na área. Outras sete medidas foram anunciadas pelo governo. O pacote inclui cinco decretos, uma medida provisória e um projeto de lei que criará a gestão de florestas públicas e a criação do Serviço Florestal Brasileiro e do Fundo de Desenvolvimento Sustentável.
A ministra ressaltou que a interdição das áreas foi feita temporariamente porque o governo não pode decretar reservas de maneira arbitrária, pois é preciso tempo para estudar o uso a ser feito dos recursos naturais existentes na área. Marina Silva lembrou que o que está proibido é o corte raso e ressaltou que as atividades que já existem podem continuar. "Se existe uma pequena roça, ela não será destruída. Mas ampliar, corte raso, em hipótese alguma. É fundamental essa interdição exatamente para que se tenha tempo e para bloquear o processo de ocupação predatória e criminosa de grilagem de terra".
De acordo com a ministra, não se pode responsabilizar individualmente pessoas por ações criminosas de grupos organizados. Ela disse que há grupos que trabalham à revelia da lei e que muitas vezes conseguem, com facilidade, espaço nos meios de comunicação e na opinião pública para deturpar processos estruturantes e importantes, como é o ordenamento fundiário e o fim da grilagem de terras, por exemplo. "Esses grupos aparecem falando através de seus parlamentares, representantes e, quando fazem isso, estão engessando o progresso e o desenvolvimento", acrescentou a ministra.
Marina Silva disse que é possível realizar o desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental. "Esse é o trabalho que nós estamos fazendo. E o Estado está sendo aperfeiçoado e criado na Amazônia. Não existe Estado demais na Amazônia, existe ‘de menos’, precisa ser criado e é isso que nós estamos fazendo", afirmou.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Flávia Albuquerque

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.