Panorama
 
 
 

NILMÁRIO MIRANDA AINDA NÃO VÊ NECESSIDADE DE FEDERALIZAÇÃO DO ASSASSINATO DA MISSIONÁRIA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Fevereiro de 2005

14/02/2005 - Para o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, o andamento das investigações sobre o assassinato da missionária Dorothy Stang não indica a necessidade urgente de se federalizar o crime.
O ministro destacou que, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal já abriu inquérito para apurar o caso. "Por enquanto não é necessária [a federalização]. Está aqui presente, nesse momento, o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, ele é quem pode pedir a federalização, é uma decisão dele", acrescentou o ministro, ao destacar o fato de Fonteles ter ido acompanhar o caso de perto.
A reforma do Judiciário, aprovada no ano passado, abriu espaço para que crimes em que há violação de direitos humanos - como o assassinato da missionária americana - sejam federalizados. Dessa forma, o caso passa a ser investigado e julgado na esfera federal.
O ministro elogiou a forma como as investigações vêm sendo conduzidas pelas polícias Federal e Civil do Pará. "Pelo andamento, está sendo até rápido. Esse crime tem muitas informações, muitos antecedentes, muitas testemunhas, e agora, tem o laudo do IML. Há elementos suficientes para impedir a impunidade", destacou.
O ministro acompanhou, na manhã desta segunda-feira (14), o velório do corpo da missionária no município de Altamira, para onde foi levado após a realização da necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Belém. Segundo o ministro, às 15 horas o corpo será transportado para Anapu e o enterro será realizado nesta terça-feira (15), às 14 horas.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.