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SOJA TRANSGÊNICA PERDE MERCADO NA AUSTRÁLIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2005

Após pressão dos consumidores, empresas responsáveis pela maior parte das importações de soja comprometeram-se a não usar transgênicos na ração animal

14-02-2005 - Sydney, Austrália - As três maiores empresas australianas de criação de aves – Inghams, Bartter Steggles e Baiada – comprometeram-se a não utilizar soja transgênica na ração animal. Juntas, as três empresas respondem por cerca de 80% das vendas de produtos avícolas australianos e também são responsáveis pela maior parte das 300 mil toneladas de soja importadas pelo país. É na importação da soja que a cadeia alimentar australiana é contaminada pelos transgênicos.
“A opção pela importação de soja convencional ajudará a manter a soja transgênica fora da Austrália e pode criar um precedente importante para outros países”, disse Ventura Barbeiro, engenheiro agrônomo do Greenpeace. “Esta é uma grande oportunidade para o Brasil se candidatar como fornecedor de soja não transgênica para o mercado australiano. Entretanto, o Brasil certamente terá que dar garantias que além de não transgênica a nossa soja não venha de produtores que destruíram a Floresta Amazônica para produção do grão” concluiu Barbeiro.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento do Brasil, o País exportou, em 2004, 144 mil toneladas de soja para a Austrália (1). Visto que o Brasil ainda possui uma grande área cultivada com soja convencional, esta iniciativa política da Austrália aponta para que o país passe a importar cada vez mais soja não transgênica brasileira.
Por ser a maior importadora de soja para fabricação de rações na Austrália, a Inghams foi o alvo principal dos consumidores que não aceitam transgênicos. “Milhares de consumidores telefonaram, enviaram e-mails, faxes e cartas exigindo que a empresa parasse de utilizar soja transgênica na alimentação das aves”, disse John Hepburn, coordenador da campanha de engenharia genética do Greenpeace Austrália.
“Esta é uma grande vitória do público e mostra o poder dos consumidores. Este é mais um dos casos onde a mobilização dos consumidores muda a posição de empresas, repercutindo inclusive sobre relações comerciais entre países. Os consumidores brasileiros podem usar o exemplo australiano para conseguir que mais empresas se comprometam e eliminar os transgênicos de seus produtos”, disse Gabriela Couto, coordenadora da campanha de consumidores do Greenpeace Brasil.

Notas:
(1) Dados fornecidos pelo sistema Aliceweb, para código de consulta NCM 2304.00.90, bagaço de soja e outros resíduos da extração de óleo. A origem das exportações foram: Paraná 22 mil toneladas, Santa Catarina 16 mil toneladas, Rio Grande do Sul 57 mil toneladas e Mato Grosso 49 mil toneladas.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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