Panorama
 
 
 
 

CARTILHAS DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE PARTICIPAM DAS MINIBIBLIOTECAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

25/02/2005 As Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema, organizadas por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram escolhidas para compor o projeto Minibibliotecas do Semi-Árido, que contribui com as iniciativas do Governo Federal em programas sociais.
Trata-se de um conjunto de sete cartilhas com os temas água, solo, vegetação, fauna, ar, qualidade de vida (enfoque para nutrição, higiene e segurança do alimento) e lixo/reciclagem, acompanhado de poesias e jogos. Cada cartilha tem inter-relação com os temas enfocados nas outras, propiciando uma visão integrada e sistêmica da questão ambiental.

As publicações são especialmente escolhidas com o objetivo principal de apoiar as ações do programa junto às famílias beneficiadas no que se refere a erradicação da fome, via programa de melhoria de sua produção agropecuária visando ao acesso a alimentação e a inclusão social, através da universalização dos direitos da cidadania, entre eles a educação, explica Maria Conceição Pessoa, coordenadora da edição das Cartilhas e pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

Em 2004 as minibibliotecas foram implantadas no semi-árido, atendendo as regiões assistidas pelo Programa Fome Zero. Segundo Eduardo Sarmento, gerente adjunto Embrapa Informação Tecnológica, em 2005 pretende _se expandir as ações para todo o Brasil. Já foi solicitada e aprovada a expansão do projeto para a região do Vale do Jequitinhonha, onde foram incluídas 50 novas minibibliotecas.

Fizemos novas solicitações ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para incluir 40 miniblibliotecas no estado do Maranhão e mais 105 na região do Semi-árido, mas não foi aprovada ainda , explica Maria José da Embrapa Informação Tecnológica, coordenadora das atividades de implantação das Minibibliotecas.

O material foi apreciado por um corpo técnico-científico e por pedagogos consultores da Embrapa, do Programa Fome Zero, do Ministério da Agricultura e do Ministério da Educação e Cultura.

As minibibliotecas foram concebidas inicialmente com 100 títulos impressos e 37 títulos de fita de vídeo, de temas voltados para as atividades agropecuárias da região, onde 50% dos títulos impressos são constituídos por cartilhas elaboradas por pesquisadores que atuam na região, esclarece Maria José.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.