Panorama
 
 
 
 

DEPUTADO DIZ QUE CRIMES NO PARÁ SÃO ACOBERTIADOS POR ESQUEMA BEM ESTRUTURADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

22/02/2005 - O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar grupos de extermínio no Nordeste, deputado Luiz Couto (PT-PB), disse hoje que o assassinado da missionária Dorothy Stang é mais uma ação de grupos de extermínio comandados por milícias privadas que atuam no campo.

"Não tenho dúvida. São milícias privadas que são uma outra forma de extermínio, que atua principalmente no campo, patrocinadas por latifundiários, madeireiros, usineiros para eliminar qualquer forma de reação", afirmou. De acordo com o congressista, 250 pessoas estão envolvidas com grupos de extermínio. "Se é amigo do rei, não se faz nada, mesmo se o amigo do rei estiver envolvido em atividades perigosas", lamentou o deputado.

O parlamentar confirmou que apresentou requerimento para que sejam prorrogados os trabalhos da CPI. Luiz Couto afirmou ter sofrido pressões, inclusive de deputados, para que retire nomes da lista de indiciados. "Recebemos pedido para que o nome de um parlamentar fosse retirado do relatório. O nome dele não foi citado por nós, mas por uma testemunha. Se ele não tem nada a ver com a situação, que processe a testemunha ou que demonstre que não está vinculado a esta atividade criminosa", observou.

De acordo com o deputado paraibano, as investigações da CPI concluíram que há uma forte conexão entre os grupos de extermínio e o crime organizado. Entre as principais vítimas, estão lideranças de direitos humanos e líderes do movimento de reforma agrária. A CPI também constatou que os grupos de extermínio têm um esquema de informação bem estruturado e um para a obtenção de armas. Os grupos atuam com apoio de policiais civis e militares, de agentes penitenciários, fazendeiros e ex-presidiários.

Couto vai propor, em seu relatório, que alguns inquéritos sobre denúncias de extermínio possam ser reabertos e tenham a investigação acompanhada pelo Ministério Público. O parlamentar afirma que, desde agosto passado, o relatório com as conclusões das investigações está pronto para ser votado. Segundo ele, duas semanas são suficientes para apresentação do texto, acolhimento das sugestões dos membros da CPI e votação do relatório final.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ellis Regina

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.