Panorama
 
 
 
 

EQUIPE DE INVESTIGAÇÃO DO ASSASSINATO DE FREIRA VAI PEDIR REVISÃO DO SEGREDO DE JUSTIÇA

Panorama Ambiental
Altamira (PA) – Brasil
Fevereiro de 2005

21/02/2005 – A equipe de investigação do crime da missionária Dorothy Stang vai tentar nesta terça-feira reverter o decreto do juiz Lauro Alexandrino, da Comarca de Pacajá, no sudoeste do Pará, que decidiu pelo segredo de justiça no caso. A decisão judicial foi pedida pelo promotor de justiça Sávio Brabo de Araújo, do Ministério Público Estadual.

"Vamos conversar com os juízes para tentar rever esse posicionamento de sigilo do inquérito para que a gente possa dar uma posição sobre a correta linha de investigação", disse o delegado da Polícia Federal, Ualame Fialho Machado, após depoimento do acusado de disparar os tiros contra a freira, Rayfran das Neves Sales. Durante entrevista à imprensa, os investigadores não deram mais detalhes porque o caso está sob sigilo de justiça, decretado pela Comarca de Pacajá, no sudoeste do estado.

A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Denise Aguiar, que acompanhou o depoimento de Rayfran das Neves disse que o acusado confessou o crime e que teria sido receberia R$ 50 mil de Amair Freijole da Cunha ("Tato") para realizar o assassinato de Dorothy Stang no dia 12 de fevereiro.

Em Brasília, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, não questionou a decisão de sigilo decretada no Pará. "Acho que segredo de Justiça é uma faculdade do juiz. Eu sei que houve uma reação fulminante a esses crimes lá, a Polícia Federal está lá, o Exército está lá, estão trabalhando junto com as polícias estaduais", disse em entrevista na sede da OAB.

Já o presidente da OAB, Roberto Busato, disse não ver razão para que as investigações sobre o assassinato da missionária tenham sido colocadas como segredo de Justiça. "O mundo inteiro está acompanhando o episódio e dá a impressão de que estão querendo esconder alguma coisa, e o brasileiro não quer esconder nada", afirmou.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Spensy Pimentel

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.