Panorama
 
 
 

GILBERTO MIRANDA REPUDIA DECLARAÇÕES DE PASCAL LAMY SOBRE “INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

04/03/2005 O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) repudiou as declarações do ex-comissário da União Européia e candidato à direção da Organização Mundial do Comércio (OMC) Pascal Lamy que, em conferência proferida em Genebra, sugeriu que a Amazônia deve ser objeto de "gestão compartilhada", porque representaria "um bem público global". Lamy falou em um evento denominado Lições da Europa para a Governança Global.
Miranda lembrou que a Europa, ao longo dos séculos, manteve "a escandalosa política da terra arrasada no que tange à gestão responsável do seu patrimônio natural". O senador lembrou ainda que os piratas, corsários e conquistadores europeus, principalmente ao longo do século 19, protagonizaram a selvagem e desumana colonização da África e da Ásia, "com um legado de destruição exploratória semelhante à que os espanhóis promoveram no continente americano, a partir do século 16".
Outra lembrança do senador, que em sua opinião desautoriza a França a defender causas ecológicas, é que o país, em 1995, contra toda a opinião pública mundial, realizou vários testes nucleares no Atol de Mururoa, sob a presidência do mesmo Jacques Chirac.
- Vale notar que a controvertida proposta, de internacionalização da Amazônia, absurda, preconceituosa e inaceitável sob quaisquer aspectos, não ofende apenas a soberania do Brasil, mas também a de sete outros países da América do Sul, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Suriname - disse o senador.
Gilberto Miranda, para quem Pascal Lamy não deve contar com o apoio de nenhum país sul-americano para sua candidatura a diretor-geral da OMC, lembrou ainda a gestão desastrosa que a França exerce na Guiana Francesa, "um depauperado e triste departamento de ultramar que sobrou à multitentacular potência colonial européia".

Fonte: Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.