Panorama
 
 
 

MENSAGEM SOBRE AS FLORESTAS TROPICAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

02/03/2005 - A Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Rosalía Arteaga Serrano, manifesta sua preocupação diante das declarações feitas pelo Sr. Pascal Lamy, candidato à Direção-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), em referência ao status jurídico das florestas tropicais e outros recursos naturais.
A Secretária-Geral da OTCA considera que a soberania dos Países Amazônicos sobre a região não deve ser questionada nem relativizada e que a idéia defendida pelo Sr. Lamy - de considerar que as florestas tropicais devem ser “bens públicos mundiais” - contraria decisões da comunidade internacional que garantem a autonomia dos países na gestão de seu patrimônio natural.
O Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) foi subscrito pela Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela em 1978 com o objetivo de promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da Amazônia e defender o pleno e incontestável direito soberano dos Países Amazônicos na região dona da maior biodiversidade do mundo. O TCA foi um instrumento pioneiro na defesa do desenvolvimento sustentável e do combate à pobreza.
Há dois anos, os oito Países estabeleceram a Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em Brasília, com o intuito de fortalecer e implementar os objetivos do TCA e reforçar o interesse e a preocupação dos governos com a preservação do meio ambiente e com o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. A VIII Reunião de Chanceleres, realizada em Manaus em setembro passado, demonstrou o interesse dos Países Membros no aprofundamento da integração amazônica e na defesa de seu patrimônio.

Fonte: Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (www.otca.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.