Panorama
 
 
 

NÚMERO DE AVES DE RAPINA NA LISTA DOS AMEAÇADOS PODE AUMENTAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

(02.03.05) - O número de aves de rapina na lista oficial brasileira dos animais ameaçados de extinção deve aumentar a partir deste ano. A princípio, os estudiosos deverão defender a inclusão de duas espécies na lista oficial. Uma delas é o caburé de Pernambuco (Glaucidium mooreorum), descrita no ano passado por um grupo de pesquisadores brasileiros, e já em situação crítica. A segunda ave, cuja inclusão é um pouco mais polêmica, é o gavião-real (Harpia hapyja) (foto) , que estava na lista anterior, mas foi retirado da atual, publicada em 2003.
Ibama
A inclusão das novas aves de rapina na lista deverá ser um dos temas da reunião do grupo de especialistas que acontecerá nos dias 31 de maço e 1 de abril deste ano em Brasília. Os estudiosos também avaliarão o nível de conhecimento científico e o estado de conservação dessas aves no país. Um dos objetivos do encontro é elaborar um plano de ação em âmbito nacional para ajudar a conservar esses animais que pertencem ao topo da cadeia alimentar e por isso têm um papel fundamental no equilíbrio ecológico em seus hábitats.
A atual "lista vermelha" aponta apenas três espécies da família dos falcões (falconiformes) brasileiros como ameaçados: o gavião cinza (Circus cinereus), a águia-cinzenta (Hapyahaliaetus coronatus) e o gavião-pombo (Leucopternis lacernulata). Nenhuma das 23 espécies de corujas nativas encontra-se na lista. O caburé pernambucano seria a primeira.

Mais proteção

"A inclusão de um animal nas listas de animais ameaçados significa que ele terá prioridade em ações de conservação", explica o ornitólogo Carlos Bianchi, do Ibama, organizador da reunião dos 'rapineiros'.
Segundo ele, no caso do gavião-real, a espécie foi retirada da lista porque os especialistas julgaram que, de um modo geral, a população está bem conservada na Amazônia que não haveria necessidade de a ave estar no grupo das ameaçadas.
Todavia, alguns pesquisadores discordam, já que em determinadas regiões, especialmente na Mata Atlântica, a situação do gavião é bastante crítica. O mesmo se aplica ao Cerrado e trechos do Pantanal, onde a Harpia também ocorre. As sugestões de alteração da lista deverão ser encaminhadas ao Ibama.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Jaime Gesisky)
Foto: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.