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PROFESSORES XOKÓ PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2005

Os estudantes indígenas Xokó, de Sergipe, vão ter uma escola voltada para a sua realidade. Desde ontem (24), treze professores indígenas e não indígenas estão participando de um curso de formação de professores realizado pelo Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Educação de Sergipe em parceria com a Fundação Nacional do Índio, onde se pretende delinear o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Dom José Brandão localizada na Terra Indígena Caiçara no município de Porto da Folha, única área indígena do Estado de Sergipe.
Na abertura do evento, técnicos da Seduc e estudiosos do povo Xokó como a professora Helia Maria de Paula Barreto, antropóloga da Universidade Federal de Sergipe, destacaram a importância da formação de professores indígenas para a melhoria da qualidade do ensino nas aldeias. Para Uiram Ricardo de Souza, representante indígena da comunidade Xokó da Ilha de São Pedro, a definição desse projeto político pedagógico vai contribuir para o fortalecimento cultural das futuras lideranças. Uiram, que pretende cursar Zootecnia, estudou fora da aldeia e quer que todo o conhecimento tradicional do seu povo faça parte do cotidiano da escola.
A coordenadora do Núcleo de Educação Indígena de Sergipe, Maria da Conceição Santos Mascarenhas, explicou a presença de professores não indígenas na escola Xokó, devido a implantação do ensino médio na comunidade, exigida pelas lideranças indígenas, para que os jovens não tenham que sair da aldeia. Antes, os estudantes eram obrigados a se deslocarem para um município vizinho, pertencente ao estado de Alagoas, para dar continuidade aos seus estudos.
O curso está sendo ministrado por consultores do Centro de Cultura Luis Freire, uma organização não governamental que trabalha com educação escolar indígena. No conteúdo do curso, constam noções e conceitos de Antropologia, função social e autonomia da escola indígena, para quê o projeto político pedagógico e eixos da Educação Xokó. Representando a Administração Regional da Funai de Maceió, a técnica em Educação, Cícera de Lourdes Torres, fez questão de ressaltar o compartilhar de responsabilidades entre o órgão indigenista e os Governos dos Estados de Alagoas e Sergipe para uma Educação de qualidade para os povos indígenas da unidade.

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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