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PROFESSORES XOKÓ
PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO
Panorama
Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2005
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Os estudantes indígenas
Xokó, de Sergipe, vão ter uma escola
voltada para a sua realidade. Desde ontem (24),
treze professores indígenas e não
indígenas estão participando de um
curso de formação de professores realizado
pelo Núcleo de Educação Indígena
da Secretaria de Educação de Sergipe
em parceria com a Fundação Nacional
do Índio, onde se pretende delinear o Projeto
Político Pedagógico da Escola Estadual
Indígena Dom José Brandão localizada
na Terra Indígena Caiçara no município
de Porto da Folha, única área indígena
do Estado de Sergipe.
Na abertura do evento, técnicos da Seduc
e estudiosos do povo Xokó como a professora
Helia Maria de Paula Barreto, antropóloga
da Universidade Federal de Sergipe, destacaram a
importância da formação de professores
indígenas para a melhoria da qualidade do
ensino nas aldeias. Para Uiram Ricardo de Souza,
representante indígena da comunidade Xokó
da Ilha de São Pedro, a definição
desse projeto político pedagógico
vai contribuir para o fortalecimento cultural das
futuras lideranças. Uiram, que pretende cursar
Zootecnia, estudou fora da aldeia e quer que todo
o conhecimento tradicional do seu povo faça
parte do cotidiano da escola.
A coordenadora do Núcleo de Educação
Indígena de Sergipe, Maria da Conceição
Santos Mascarenhas, explicou a presença de
professores não indígenas na escola
Xokó, devido a implantação
do ensino médio na comunidade, exigida pelas
lideranças indígenas, para que os
jovens não tenham que sair da aldeia. Antes,
os estudantes eram obrigados a se deslocarem para
um município vizinho, pertencente ao estado
de Alagoas, para dar continuidade aos seus estudos.
O curso está sendo ministrado por consultores
do Centro de Cultura Luis Freire, uma organização
não governamental que trabalha com educação
escolar indígena. No conteúdo do curso,
constam noções e conceitos de Antropologia,
função social e autonomia da escola
indígena, para quê o projeto político
pedagógico e eixos da Educação
Xokó. Representando a Administração
Regional da Funai de Maceió, a técnica
em Educação, Cícera de Lourdes
Torres, fez questão de ressaltar o compartilhar
de responsabilidades entre o órgão
indigenista e os Governos dos Estados de Alagoas
e Sergipe para uma Educação de qualidade
para os povos indígenas da unidade.
Fonte: Funai – Fundação
Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa