Panorama
 
 
 

REUNIÃO DA ONU SOBRE PESCA DISCUTIRÁ COLAPSO DA ATIVIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

Especialistas do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente participam, entre os dias 7 e 11 de março, em Roma, da reunião anual do Comitê de Pesca da FAO, o órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Eles integram a comitiva que representará o país durante o evento.
A gestão sustentável do uso dos recursos pesqueiros é um dos temas centrais da reunião. De acordo com a ONU, 75% de toda a pesca mundial é 'sobre-explorada', ou seja, existe excesso de captura na atividade. A situação, segundo os estudiosos, pode levar a um colapso da pesca em escala global.
A situação é provocada pelo não cumprimento dos princípios das Nações Unidas sobre o direito do mar e, mais recentemente, do acordo sobre espécies migratórias ou pertencentes a mais de um país.
O Código de Conduta para Pesca e Aqüicultura,por exemplo, existe desde 1987, mas ainda não está completamente implementado. Tais regulamentações internacionais têm caráter voluntário, podendo ou não ser cumpridas pelos países membros. Em caso de descumprimento, não existem sanções que possam ser aplicadas aos infratores.

Captura incidental

Além da produção pesqueira mundial, a reunião da FAO também servirá para o debate sobre a captura incidental de animais marinhos em espinhéis (longos cabos de aço com milhares de anzóis para a pesca em alto mar nas embarcações pesqueiras).
As tartarugas marinhas, os albatrozes e petréis estão entre os animais que mais sofrem com a captura incidental. O Brasil precisa ratifica o acordo internacional que prevê a adoção de medidas alternativas para prevenir tais capturas. Falta apenas a decisão do Congresso Nacional.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Jaime Gesisky)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.