Panorama
 
 
 

COMISSÃO QUER RETIRAR URGÊNCIA DE PROJETO SOBRE FLORESTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

10/03/2005 A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou neste quinta-feira (10) que o Executivo não tem a intenção de retirar o regime de urgência do Projeto de Lei 4776/05, que permite o uso econômico sustentável das florestas públicas brasileiras. O anúncio foi feito a integrantes da Comissão da Amazônia, que solicitaram a audiência para pedir a retirada da urgência da matéria. Pela manhã, os integrantes da Comissão fizeram o mesmo pedido ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti.
A retirada da urgência para a tramitação do projeto só pode ser feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que a proposta foi encaminhada pelo Executivo desta forma.
Marina Silva explicou aos deputados que a mudança, no momento, não é possível, em razão do grande problema de grilagem na região amazônica. Para a Ministra, esse problema não pode esperar o trâmite normal de um projeto de lei, que às vezes se arrasta durante anos até sua aprovação pelo Congresso. Marina Silva se comprometeu, no entanto, pedir a retirada da urgência, caso o prazo se mostre insuficiente para a comissão especial realizar todas as discussões necessárias sobre o tema.
Se a hipótese da retirada da urgência acontecer, os deputados também se comprometeram a trabalhar de forma a acelerar a tramitação do projeto de lei na Câmara.

Debates

A presidente da Comissão da Amazônia, deputada Maria Helena (PPS-RR), acredita que esse é um período muito curto para o debate de um tema tão importante. "É uma matéria que prevê a possibilidade de hipotecar florestas públicas, que prevê a possibilidade de terceirizar uma concessão de uso da floresta e prevê a possibilidade de participação de multinacionais também nesse processo de cessão dessas terras. Então, como são interesses muito grandes, entra a questão da soberania. Dessa forma, a Comissão se sente na responsabilidade de solicitar a retirada do regime de urgência para que nós possamos analisar com mais cuidado essa matéria."

Fonte: Câmara de Deputados (www.agencia.camara.gov.br)
Assessoria de imprensa (Simone Salles e Paulo Cesar Santos)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.