Panorama
 
 
 

FORÇA FEMININA: PROTESTOS CONTRA GRILEIROS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

08-03-2005 - As mulheres usaram de diferentes formas ao redor do mundo o Dia Internacional dedicado a elas para chamar atenção para os abusos praticados contra natureza. Em Santarém, no Pará, a Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais se uniu ao Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para protestar contra ataques de grileiros na região.

A ação reuniu cerca de mil pessoas e contou com a presença de Luís Marinho, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que se solidarizou com a líder do sindicato, Ivete Bastos, ameaçada de morte. Segundo Marinho, as ameaças à integridade física de Ivete serão levadas ao conhecimento das autoridades, pois garantir sua segurança é uma prioridade da CUT.

Já na Bulgária, a ativista do Greenpeace Albena Simeonova tem recebido ameaças de morte por causa de sua pública oposição à construção de uma usina nuclear em Belene, no norte do país.

O Greenpeace, apoiado por outros grupos, pede ao governo búlgaro que garanta sua segurança e impeça que as ameaças se repitam. Albena, de 40 anos, é vista como obstáculo aos interesses da indústria nuclear e começou a receber telefonemas anônimos no final do ano passado. Em 23 de fevereiro de 2005, dois homens apareceram à sua porta fazendo ameaças de morte caso ela continuasse a resistir aos planos de construção de uma usina nuclear em Belene. Também a alertaram a deixar sua cidade natal, Nikopol.
Ela participou do forte movimento anti-nuclear no começo da década de 90, que impediu a construção de uma usina na Bulgária. Em 2003, voltaram a ser feitos investimentos no projeto. Como Ivete e Albena, existem mais inúmeras mulheres ativistas ao redor do mundo protestando contra o desrespeito ao meio ambiente e à vida e que vêm sendo constantemente ameaçadas. Não apenas no dia 08 de março.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.