Panorama
 
 
 

FUNAI CONCLUI DESOCUPAÇÃO DE TERRA INDÍGENA EM ARUANÃ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

10/03/2005 A Funai concluiu ontem, 9, a retirada de todos os ocupantes não-índios da Terra Indígena Karajá de Aruanã III (Gleba Aricá), com 704 hectares, situada nos arredores da cidade de Aruanã, em Goiás. Servidores da Administração Executiva Regional da Funai/Goiânia, apoiados por agentes da Polícia Federal, e em cumprimento de ordem judicial, retiraram todos os bens móveis e semoventes (bovinos e caprinos e eqüinos) que se encontravam na referia terra indígena. Para a retirada, os ex-ocupantes foram notificados e acompanharam a remoção de seus bens, que foram levados para outras localidades, por eles escolhidas, fora da terra indígena.
Funai
Desde o ano 2000, a Terra Indígena Karajá de Aruanã III estava totalmente regularizada (demarcada, homologada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis da Cidade de Aruanã e no Departamento de Patrimônio da União), mas a Funai não conseguia, por meios administrativos, concluir a desocupação da área.
Foi necessário que a Procuradoria Federal da Funai, em Goiânia, ingressasse com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal de Goiânia para forçar a saída dos ocupantes não-índios, em virtude do descumprimento de Liminar já concedida, em dezembro último, pela Juíza Federal Maria Divina Vitória, que determinava a imediata desocupação daquela terra indígena.
Face à recusa dos posseiros em cumprirem a liminar, os índios ocuparam a área, o que levou a Administração da Funai em Goiânia, para evitar atritos, fazer novo requerimento à Justiça Federal para que fosse cumprida a decisão anterior, sendo o pedido novamente deferido pela mesma Juíza. Embora a retirada dos posseiros só tenha terminado ontem, a Funai já fizera, no dia 4 a entrega oficial da terra aos 186 índios Karajá, que voltaram a praticar as suas atividades tradicionais de caça, pesca e coleta de frutos silvestres. Até a recuperação da área, a confecção de artesanatos era a principal atividade dos Karajá de Aruanã.

Fonte: Funai – Fundação nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Funai

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.