Panorama
 
 
 

FUNAI: PROFESSORES DO CURSO ARA-VERÁ REIVINDICAM CONTRATAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

10/03/2005 A Coordenadora-Geral de Educação da Funai, Maria Helena Fialho, o Coordenador de Educação Indígena do Ministério da Educação, Kleber Gesteira Matos e a Gerente da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul participaram, no último dia 25, em Dourados (MS), de uma reunião com 70 professores Guarani-Kaiowá para ouvir as demandas do Curso Ará-Verá, que prevê a formação de professores indicados pelas comunidades, que atuam no Ensino Fundamental e Educação Infantil e não possuem habilitação, para assumirem as escolas indígenas.
Na reunião professores indígenas fizeram várias reclamações, entre elas a omissão do Estado com relação à execução da política de educação escolar indígena, conflito com dirigentes municipais, atraso no pagamento da ajuda de custo quando da realização da etapa presencial até a não contratação de professores guarani-kaiowá já formados ou em formação no Curso Ara-Verá. Essas e outras reivindicações fazem parte da gestão dos administradores municipais que encerraram os seus mandatos, onde não havia nenhuma informação sobre a educação escolar indígena.
Para mudar esse quadro a coordenadora da CGE destacou a necessidade de elaboração e implementação de uma política escolar indígena no Estado com ações articuladas com o órgão indigenista, MEC e secretarias estadual e municipais de educação. No entanto, Maria Helena destacou, como imprescindível, a participação ativa dos indígenas e a criação do Conselho Estadual de Educação Indígena do Mato Grosso do Sul, onde a Funai, por meio da CGE, fará o acompanhamento da política de capacitação para o controle social, através de oficinas de políticas públicas, agendada para o mês de julho, além de um seminário de capacitação para os secretários municipais de educação que jurisdicionam escolas indígenas, a ser realizado durante o próximo o mês.
Os técnicos de Educação Indígena da Funai, MEC e da Seduc de Mato Grosso reuniram-se com quinze secretários municipais de relatos sobre a situação da educação escolar nesses municípios. Os técnicos encontraram-se, também, com o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul para tratar sobre a proposta de Licenciatura Específica para Indígenas, que já vem sendo discutida e que os indígenas aguardam sua concretização para o ano de 2005.

Fonte: Funai – Fundação nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.