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FUNAI: PROFESSORES DO CURSO
ARA-VERÁ REIVINDICAM CONTRATAÇÃO
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005
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10/03/2005 A Coordenadora-Geral
de Educação da Funai, Maria Helena
Fialho, o Coordenador de Educação
Indígena do Ministério da Educação,
Kleber Gesteira Matos e a Gerente da Educação
Escolar Indígena da Secretaria de Educação
do Mato Grosso do Sul participaram, no último
dia 25, em Dourados (MS), de uma reunião
com 70 professores Guarani-Kaiowá para ouvir
as demandas do Curso Ará-Verá, que
prevê a formação de professores
indicados pelas comunidades, que atuam no Ensino
Fundamental e Educação Infantil e
não possuem habilitação, para
assumirem as escolas indígenas.
Na reunião professores indígenas fizeram
várias reclamações, entre elas
a omissão do Estado com relação
à execução da política
de educação escolar indígena,
conflito com dirigentes municipais, atraso no pagamento
da ajuda de custo quando da realização
da etapa presencial até a não contratação
de professores guarani-kaiowá já formados
ou em formação no Curso Ara-Verá.
Essas e outras reivindicações fazem
parte da gestão dos administradores municipais
que encerraram os seus mandatos, onde não
havia nenhuma informação sobre a educação
escolar indígena.
Para mudar esse quadro a coordenadora da CGE destacou
a necessidade de elaboração e implementação
de uma política escolar indígena no
Estado com ações articuladas com o
órgão indigenista, MEC e secretarias
estadual e municipais de educação.
No entanto, Maria Helena destacou, como imprescindível,
a participação ativa dos indígenas
e a criação do Conselho Estadual de
Educação Indígena do Mato Grosso
do Sul, onde a Funai, por meio da CGE, fará
o acompanhamento da política de capacitação
para o controle social, através de oficinas
de políticas públicas, agendada para
o mês de julho, além de um seminário
de capacitação para os secretários
municipais de educação que jurisdicionam
escolas indígenas, a ser realizado durante
o próximo o mês.
Os técnicos de Educação Indígena
da Funai, MEC e da Seduc de Mato Grosso reuniram-se
com quinze secretários municipais de relatos
sobre a situação da educação
escolar nesses municípios. Os técnicos
encontraram-se, também, com o Reitor da Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul para tratar sobre
a proposta de Licenciatura Específica para
Indígenas, que já vem sendo discutida
e que os indígenas aguardam sua concretização
para o ano de 2005.
Fonte: Funai – Fundação
nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa