Panorama
 
 
 

MINAS E ENERGIA DEBATERÁ EXRTAÇÃO DE GÁS NATURAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

08/03/2005 O presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Nicias Ribeiro (PSDB-PA), afirmou que sua primeira iniciativa à frente da comissão será propor uma visita ao poço de Urucu, às margens do Rio Juruá, no Amazonas, onde a Petrobras extrai gás natural. O parlamentar disse que pretende debater a possibilidade de o gás de Urucu ser transportado por um gasoduto para Rondônia, que possui deficiência no suprimento de energia elétrica, e Manaus (AM), onde seria usado no abastecimento da frota de táxi.
Nicias Ribeiro destacou a importância da discussão sobre energia no âmbito da Comissão. Amanhã, os integrantes do grupo deverão votar o Projeto de Lei 3680/04, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que torna obrigatório o uso de energia solar em projetos de construção de casas populares financiados por programas de habitação federal.

Energia nuclear

A energia nuclear e os royalties sobre petróleo também são temas considerados prioritários pela Comissão de Minas e Energia. Tramitam na Comissão dois projetos que tratam desses assuntos: o PL 2881/04, do Executivo, que institui o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro; e o PL 41000/05, do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), que torna obrigatória a criação do Fundo de Garantia de Reserva de Royalties, para a melhoria da qualidade de vida da população das localidades onde há extração de petróleo.

Trajetória política

Nicias Ribeiro iniciou a carreira política como vereador de Belém (PA) pelo MDB, em 1977. Na legislatura seguinte (1979-1983), foi eleito deputado estadual, cargo que exerceu por três mandatos seguidos. Engenheiro eletrônico e professor, Nicias Ribeiro está em seu quarto mandato como deputado federal. Na Câmara, ele foi titular das Comissões de Amazônia e de Desenvolvimento Regional; Constituição e Justiça e de Redação; e de Minas e Energia, onde também exerceu os cargos de primeiro vice-presidente e de segundo vice-presidente.

Fonte: Câmara de Deputados (www.agencia.camara.gov.br)
Assessoria de imprensa (Oscar Telles e Pierre Triboli)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.