Panorama
 
 
 

MINISTRO SUSPENDE QUEBRA DE SIGILO DETERMINADA PELA CPMI DA REFORMA AGRÁRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

10/03/2005 - O ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar no mandado de segurança para suspender a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Décio José Barroso Nunes, decretada pelo presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Reforma Agrária.
A defesa de Décio Nunes alegou que, com o assassinato da missionária Dorothy Stang em Anapu (PA) e por pressão da mídia nacional e internacional, foi requerida pela CPMI a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Décio e mais oito pessoas, sem demonstração de "elo de causalidade entre o impetrante e o crime em questão", violando os direitos constitucionais à intimidade da vida privada, à honra e à imagem, bem como à inviolabilidade de sigilo de dados de comunicações telefônicas. A defesa apontou, ainda, falta de motivação da decisão de quebra de sigilo.
De acordo com Pertence, a defesa questiona o Requerimento 110/05, da CPMI, onde consta o nome e o CPF de nove cidadãos, sendo que o de Décio Nunes está listado no documento, apesar da diferença do prenome ("José Décio" ao invés de "Décio José") e do patronímico ("Barroso Barroso" ao invés de "Barroso"). A justificativa para o requerimento é a suspeita de má gerência de recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Susam) e a "ação das pessoas responsáveis pela escalada da violência agrária no Pará".
O relator lembrou que a Constituição Federal conferiu às comissões parlamentares de inquérito os poderes de investigação próprios das autoridades judiciárias. Explicou que a quebra dos sigilos "bancário, fiscal e telefônico" tem natureza probatória e está no âmbito dos poderes de instrução do juiz, que o artigo 58, parágrafo 3º, da Constituição estende às CPIs.
Sepúlveda Pertence ponderou que esse poder da CPI é limitado na forma material e formal, exigindo-se a fundamentação da decisão que determina a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico, de acordo com o artigo 93, inciso IX da Constituição Federal. Pertence entendeu que a determinação da quebra de sigilo nesse caso não indica os fatos concretos e precisos referentes à pessoa sob investigação, constituindo fato anulável "neste juízo inicial".
Com informações do STF

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.