Panorama
 
 
 

PARQUE ITAPUÃ FICARÁ TEMPORARIAMENTE FECHADO PARA VISITAÇÃO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2005

(09/03/2005) A secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) informa que a partir desta quinta-feira (10/3) o Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, ficará temporariamente fechado ao público.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Mauro Sparta, a medida foi tomada como prevenção contra incêndios, devido à situação de estiagem no Rio Grande do Sul, e em atendimento à solicitação do Governo do Estado para que as secretarias adotem medidas de contenção de gastos.
A Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) Delta do Jacuí, em Porto Alegre e região metropolitana, e o Parque Estadual do Espinilho, situado em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste, unidades de conservação administradas pela Sema, têm enfrentado problemas com incêndios em sua vegetação nativa nos últimos dias. “Queremos evitar que Itapuã passe pelo mesmo problema”, ressalta o secretário Sparta. O descuido de algum visitante ao jogar ponta de cigarro no chão, as chamas em alguma churrasqueira ou até mesmo o escape da descarga de algum carro poderiam provocar fogo na vegetação da área protegida.
Com relação à contenção de gastos, a Sema reduzirá despesas ao dispensar a contratação de empresas terceirizadas que vinham prestando serviços de vigilância, limpeza e conservação. Em substituição a isso, a Sema assinará convênio com a Secretaria Estadual da Justiça e da Segurança, a fim de contratar policiais inativos da Brigada Militar para atuarem no Parque Itapuã. “Vinham sendo investidos cerca de R$ 140 mil mensais para vigilância e manutenção do Parque Itapuã e da APA Delta do Jacuí e por meio do convênio que firmaremos estes gastos baixarão para R$ 40 mil mensais”, esclarece o secretário do Meio Ambiente.
Antes da assinatura do convênio e enquanto Itapuã estiver fechado à visitação, o patrimônio público do Parque ficará resguardado por uma força-tarefa emergencial do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar, conforme solicitação da Sema.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.