Panorama
 
 
 

PROJETO MATA ATLÂNTICA PROMOVE ÚLTIMAS REUNIÕES DE APRESENTAÇÃO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2005

(07/03/2005) O Projeto de Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul realiza, nesta semana, as três últimas reuniões de apresentação de seus objetivos e ações para as comunidades dos municípios-sede de unidades de conservação que vem sendo implantadas com recursos do banco alemão KfW.
As reuniões finais serão realizadas em cidades com Áreas de Proteção Ambiental Municipal (APAs). Hoje, o encontro acontece em Osório, às 19h, no Salão Paroquial da Borússia. Quarta-feira (9), será a vez da comunidade de Caraá conhecer o Projeto, às 19h, no Salão Paroquial São Cristóvão. Na quinta-feira (10) a reunião será realizada em Riozinho, no Salão Paroquial, também às 19h.
O Projeto Mata Atlântica é desenvolvido pela Sema, por meio do contrato de contribuição financeira firmado entre o Governo do Estado e o banco alemão Kfw, visando à proteção dos remanescentes e recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica.
Além da implantação de 11 unidades de conservação, o Projeto prevê, com recursos na ordem de R$ 40 milhões, a inclusão das comunidades do entorno das áreas protegidas no processo de conservação ambiental, por meio da criação de Comitês Consultivos; elaboração de estudos fundiários nas áreas protegidas para indenização de proprietários; criação de plano de turismo; apoio a estudos-piloto para instalação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no entorno das unidades de conservação. Também está prevista a aquisição de equipamentos para o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema e para o Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar- já foram destinadas 17 caminhonetas Mitsubishi- e atualização de mapas com imagens de satélite que estarão disponíveis para as prefeituras, auxiliando nos planos de desenvolvimento dos municípios.
Faz parte dos encontros, a Exposição Fotográfica Mata Atlântica, com de diversas paisagens das unidades de conservação abrangidas pelo Projeto.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.