Panorama
 
 
 

RELATOR DA MP DO BIODIESEL DEFENDE ALTERAÇÕES NA MATÉRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

09/03/2005 O deputado Ivan Ranzolin (PP-SC), relator da Medida Provisória 227/04, que trata do registro especial dos produtores e importadores de biodiesel, apresentou, há pouco, um projeto de lei de conversão à MP. Ele modificou alguns pontos da proposta e acrescentou questões relativas a outros tributos, como o PIS/Pasep e a Cofins.
No setor do biodiesel, o relator permitiu que os produtores ou importadores exerçam a opção de tributação por volume desde 1º de janeiro de 2005, em vez do primeiro mês após a publicação da futura lei. Nesse tipo de tributação, ele também deixou explícito que será excluído do volume total de produção, para efeito de incidência de tributos, a parte usada para consumo próprio.
Na parte do texto que trata da permissão ao Executivo de reduzir as alíquotas em razão de fatores como matéria-prima, região de produção e outros, Ranzolin retirou o prazo limite em que essa redução poderia ser aplicada.

PIS/Pasep e Cofins

Quanto ao PIS/Pasep e à Cofins, ele incluiu artigo que obriga o comprador de cana-de-açúcar a pagar essas contribuições, se não forem pagas pelo produtor, quando do uso para produção de álcool, ou nos casos de destruição, furto ou roubo.
Ranzolin havia incluído ainda no texto alíquota zero da Cofins e do PIS/Pasep para outros produtos, como feijão, trigo e farinha de trigo, mas, a pedido do líder do Governo, deputado Professor Luizinho (PT-SP), ele retirou essa previsão do projeto de lei de conversão.

Fonte: Câmara de Deputados (www.agencia.camara.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eduardo Piovesan e Simone Ravazzolli)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.