Panorama
 
 
 

CETESB PARTICIPA DE ENCONTRO TÉCNICO E SIMULADO NA BAIXADA SANTISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

16/03/2005 No último dia 9 de março, foi realizado um simulado no píer da Alemoa, com o objetivo de preparar os técnicos dos órgãos envolvidos para as ações que devem ser colocadas em prática no caso de acidentes com produtos químicos no mar. Além da CETESB, participaram o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as empresas filiadas à Associação Brasileira de Granéis Líquidos - ABTL, que optaram por apresentar um plano de emergência comum, de forma a otimizar recursos humanos e materiais. Esse plano foi implantado a partir de 2003, após aprovação da CETESB e atualmente é operacionalizado pela empresa Ecosorb - Tecnologia de Proteção Ambiental.

CETESB
Antes disso, foi realizado nos dias 7 e 8 de março, um encontro técnico com a participação expressiva da CETESB – através do Setor de Operações de Emergência; da Regional da Baixada Santista e Agência de Cubatão, no qual foram apresentados e discutidos temas como o próprio plano de contingência, a participação da agência ambiental nas emergências, ações de combate a derrames em mar, limpeza de ambientes costeiros atingidos por óleo, monitoramento ambiental e gestão de resíduos, entre outros assuntos relacionados.

Com a avaliação crítica do simulado, a CETESB poderá sugerir complementações e adequações no sentido de implementar o plano de contingência, preparando cada vez mais os envolvidos e buscando minimizar os impactos ambientais gerados por acidentes através de uma intervenção rápida e eficiente.


Histórico

Em 1988 a CETESB implantou o Programa de Gerenciamento de Riscos de Dutos e Terminais da Baixada Santista.
Através dos Estudos de Análise de Riscos dos terminais de granéis líquidos de Santos e Guarujá foram geradas recomendações visando a prevenção/minimização de acidentes nesses terminais. Em 1991, devido a queda de um raio na Ilha Barnabé – Guarujá, ocorreu incêndio em tanque o que motivou a implantação de novas medidas preventivas.
CETESB
Nos anos de 1998 e 1999 ocorreram dois acidentes nas dependências da Brasterminais (Ilha Barnabé) o primeiro deles provocando a queima de uma áreas de mangue adjacente ao terminal e o segundo, gerando a morte de um funcionário.

A ocorrência desses dois acidentes motivou a CETESB a reavaliar o Programa de Gerenciamento de Riscos dos terminais que foi realizado por um Grupo de Trabalho instaurado através da Resolução n° 030/99/P de 31/5/1999.
CETESB
Ao final desses trabalhos foram propostas pela CETESB novas exigências visando otimizar os sistemas de prevenção e segurança existentes nas empresas, incluindo também recomendações quanto à adequação dos respectivos Planos de Ação de Emergência (PAE), que deveriam prever ações de resposta a derrames de produtos químicos no mar provenientes das atividades de carregamento e/ou descarregamento de cargas líquidas.
Com a consolidação do Plano de Contingência, foi inaugurada, em 16 de fevereiro de 2005, a base operacional da Ecosorb que abriga recursos materiais e humanos a serem aplicados em casos de acidentes.

Fonte: Cetesb – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Carlos Ferreira Lopes)
Fotos: Cetesb

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.