Panorama
 
 
 

CTNBio APROVA COMÉRCIO DE ALGODÃO RESISTENTE A INSETOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

17/03/2005 A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), aprovou hoje (17) a liberação comercial do algodão Bollgard Evento 531, resistente a insetos. A detentora da patente desse algodão é a Monsanto do Brasil. A liberação foi dada em reunião ordinária após seis meses de intenso debate sobre a questão. Como parte do processo de análise, ontem (16), a CTNBio realizou um seminário, em que alguns dos maiores especialistas brasileiros sobre o assunto esclareceram algumas dúvidas técnicas ainda existentes, o que deixou o órgão confortável para manifestar-se definitivamente sobre o pleito.
"Após o debate com os pesquisadores e análise exaustiva de dez pareceristas, os membros da CTNBio votaram e aprovaram, por ampla e absoluta maioria, o parecer técnico que autoriza os produtores de algodão no Brasil a fazerem uso da tecnologia que introduz, legalmente em nosso País, um Evento de algodão geneticamente modificado (OGM), destinado ao plantio com fins comerciais", esclarece o secretário Executivo da Comissão, Jairon Nascimento.
A liberação, no entanto, acarreta alguns pré-condicionantes, como o fornecimento de informações moleculares para detecção do Bollgard Evento 531; a exclusão de algumas áreas para plantio deste OGM; o estabelecimento de áreas de refúgio dentro das áreas de plantio; e, por fim, a adoção de práticas de manejo conservacionistas. A empresa detentora da tecnologia aprovada deverá também fornecer um plano de mitigação para prevenir eventuais impactos na utilização desta tecnologia.
Está prevista uma reunião extraordinária da Comissão para a próxima terça-feira (22), às 10 horas, para deliberação de processos já devidamente instruídos.

Fonte: MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.