Panorama
 
 
 

EMBRAPA PARTICIPA DE DISCUSSÃO SOBRE PROPOSTA “ALCÂNTARA SUSTENTÁVEL”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

16/03/2005 Nos dias 11 e 12 de março, representantes do Governo Federal, por meio do Grupo Executivo Interministerial (GEI) e das comunidades quilombolas de Alcântara – MA, reuniram-se para a discussão das ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável do município de Alcântara. A Embrapa Meio-Norte e a Embrapa Amazônia Oriental, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolvem projetos no município e participaram das discussões da proposta “Alcântara Sustentável”, apresentada pelo governo.

No início da década de 80, os moradores de várias comunidades foram transferidos para agrovilas construídas em outra região do município, por ocasião da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara. As famílias tinham como principal fonte de renda a pesca, mas com a mudança para as agrovilas tiveram passaram a trabalhar em outra área, o que causou prejuízos para as comunidades. Em 2002, o Governo Federal, atendendo às reivindicações daquele município, designou a formação de um grupo para desenvolver ações visando o desenvolvimento sustentável de Alcântara.

A Embrapa foi uma das instituições designadas para desenvolver ações em Alcântara e já está em andamento, desde janeiro de 2004, o projeto de Desenvolvimento e Validação de Alternativas para Agricultores Familiares no Município de Alcântara, conduzido pela Embrapa Meio-Norte e financiado pelo CNPq. Está também em andamento o projeto Tipitamba: Plantio Direto na Capoeira como Alternativa ao Fogo, conduzido pela Embrapa Meio-Norte e pela Embrapa Amazônia Oriental.

No encontro, ocorrido nos dias 11 e 12 de março, os representantes do Governo Federal apresentaram a proposta “Alcântara Sustentável”. Tanto a proposta do governo, quanto a da sociedade civil organizada e da Prefeitura Municipal de Alcântara, foram discutidas amplamente pelos participantes.

De acordo com o representante da Embrapa Meio-Norte, pesquisador João Erivaldo Saraiva Serpa, as duas propostas serão consolidadas até o final de março e em abril, após a análise e aprovação pelas partes envolvidas, deverá ser feita a assinaturab de um termo de compromisso entre as instituições envolvidas para que as ações propostas sejam realizadas e acompanhadas.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eugênia Ribeiro)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.