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EMPRESAS JÁ DESENVOLVEM AÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS FUNCIONÁRIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

18/03/2005 A questão ambiental vem mobilizando as empresas que investem, cada vez mais, em ações educacionais para a conscientização do corpo de funcionários, estimulando a adoção de um comportamento preservacionista. É por este motivo que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA realizou nesta quinta-feira (17/3), o curso “Educação Ambiental nas Empresas”, com palestras de especialistas de diversas áreas e consultores e gestores de programas ambientais em empresas como a Natura, Gerdau, Camargo Corrêa, EMAE e Volkswagen.
José Jorge
O curso, que se realizou das 9 às 17 horas, no Auditório Paulinho Nogueira, no Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca), em São Paulo, faz parte do Ciclo de Cursos de Educação Ambiental que o Departamento de Educação Ambiental, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, órgão da SMA, organiza há três anos atendendo a um público formado por ambientalistas que atuam no Estado de São Paulo.

Entre os palestrantes, Déborah Munhoz, consultora em educação para a sustentabilidade e técnica da gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, falou sobre “Educação Ambiental nas Empresas”.
Segundo a consultora, é preciso empreender a favor da vida considerando a importância da sustentabilidade.
“A sustentabilidade, no sentido mais amplo, não de forma estática, mas como equilíbrio dinâmico e vivo, significa futuro para a espécie humana e para os negócios. O desafio da nossa cultura - e nisso estão incluídas as empresas - é de tornar-se uma cultura da vida, de organizações vivas, desenvolvendo processos e tecnologias que respeitem e promovam a vida, a paz, a inclusão social, a preservação das espécies”, disse.
“Dentro desse contexto, a prosperidade das empresas e da sociedade do século XXI está diretamente ligada à capacidade de transformar a cultura atual em uma cultura sustentável, incluindo a ética, a flexibilidade, o respeito às diferenças nas relações sociais, o uso das energias limpas e de reciclagem no uso de materiais”, explicou.
José Henrique Porto, psicólogo e pioneiro na implantação de centros de educação ambiental de empresas em Minas Gerais, falou sobre a importância dos estudos de percepção e comportamento ambiental para a implantação de projetos de educação ambiental.
Atualmente as grandes corporações de mineração e siderurgia possuem programas pedagógicos destinados à formação ambiental de seus funcionários. Um ponto fundamental desses estudos baseia-se na avaliação da propensão dos empregados em adotar um comportamento pró-ambientalista. “O resultado dos estudos de duas empresas que adotam essa sistemática revela o nível de consciência ambiental dos empregados, avaliando a forma como percebem o meio ambiente e o grau dos conhecimentos sobre os valores ambientais locais”, afirmou.
Para Eliane Sampaio dos Anjos, engenheira sanitarista, pós-graduada em Meio Ambiente pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP e gerente de Meio Ambiente da Natura Cosméticos, “a educação ambiental não funciona no plano racional mas, sim, no coração”.
“Observa-se, segundo a palestrante, que o comportamento de grande parte da população baseia-se em mecanismos de polícia e contrato. Em contrapartida, se o comportamento estiver alinhado com os sentimentos, a sua atitude é de proteger, preservar, cuidar e não meramente cumprir a lei.”
Segundo dos Anjos, a Natura vem adotando três formas de linguagem no seu cotidiano, englobando negócio, planeta e gente. “Visando a evitar o desperdício de resíduos na produção, responsável pela poluição do planeta, estamos preservando a nossa gente”, concluiu.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Foto: José Jorge

 
 
 
 

 

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