Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DISCUTEM INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

16/03/2005 A Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA realizou nesta quarta-feira (16/3) a mesa-redonda “Avaliação Ambiental Estratégica – AEE: Recomendações para a sua institucionalização”. A abertura do evento, organizado pelo Programa Estadual de Apoio às ONGs - PROAONG, teve a participação do secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, Aristides Almeida Rocha, diretor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP, e Marussia Whately, do Instituto Socioambiental – ISA.
Pedro Calado
Goldemberg, ao abrir o evento, ressaltou a importância de debates em torno da questão. “A legislação não é clara, deixa inúmeras lacunas, e este tipo de evento é fundamental para levantar discussões sobre a questão da avaliação estratégica”, afirmou.

Marussia Whately elogiou a iniciativa da SMA, considerando de extrema importância a discussão do assunto. O diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Aristides Almeida Rocha, também parabenizou a SMA, enfatizando que o tema em debate constitui preocupação de todos os setores.
Pedro Calado
O evento contou com a palestra de Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário, da Universidade Nova Lisboa, Portugal, que falou sobre “Avaliação Ambiental Estratégica – AAE: Conceitos e Aplicações”. A palestrante abordou aspectos sobre os conceitos, aplicações da avaliação ambiental estratégica e sua tendências internacionais de evolução.
Em sua exposição explicou que essa forma de avaliação constitui um processo estratégico de apoio à decisão, envolvendo questões como avaliação de impactos no ambiente e sua interface com o desenvolvimento sustentável. No seu entender, políticas, projetos, planos e programas são níveis das decisões estratégicas.
O evento contou, ainda, com a participação de Renato Tagnin, arquiteto e professor do SENAC, Luiz Enrique Sánchez, engenheiro e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, e Marco Antonio Mattiusso Marques, diretor técnico do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental – DAIA, órgão da SMA.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Priscilla Martini)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.