Panorama
 
 
 

FORTALECER O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL É PRIORIDADE DO CONDRAF EM 2005

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

15/03/2005 - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizou nesta terça-feira reunião para definir a agenda de trabalho de 2005. O conselho estabeleceu como ação estratégica a continuação dos debates sobre o desenvolvimento rural sustentável no país. "Temos a missão de estimular, apoiar e fortalecer a agricultura familiar, que é um modelo agrário mais democrático", declarou o ministro do Desenvolvimento Agrário e presidente do Condraf, Miguel Rossetto.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse durante o encontro que desenvolver o setor rural com sustentabilidade é um grande desafio para um país com a dimensão e com as riquezas naturais do Brasil. Ela disse ainda que, em 2005, o problema do desmatamento na Amazônia será mais controlado. A devastação da Amazônia cresceu 28% entre 2001 e 2002. Já no período entre agosto de 2002 e agosto de 2003, a taxa de desmatamento da Amazônia cresceu 2%, em relação à primeira aferição.
"Vamos dar continuidade às políticas. Até o final de março, as bases operacionais de vários municípios no arco do desmatamento estarão implementadas." A ministra destacou que o trabalho nessas áreas será realizado pelo Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Exército e pelo Ministério do Trabalho.
Durante a reunião, também foram apresentados os resultados de uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura familiar. O estudo mostrou que, apenas em 2003, a atividade foi responsável por 10,1% (R$ 156,6 bilhões) do PIB do agronegócio. Em 2002, essa participação correspondia a 9,3%. O desempenho positivo em 2003 contribuiu com 0,9% no crescimento da economia brasileira.
A reunião do Condraf foi transmitida por videoconferência para pelo menos dezoito assembléias legislativas estaduais. O Conselho é presidido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e composto por 19 membros do governo e 19 de movimentos sociais da sociedade civil organizada.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Daniella Gurgel

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.