Panorama
 
 
 

GUAJAJARAS DENUNCIAM FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EM ALDEIAS DO MARANHÃO

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Março de 2005

Índios Guajajaras denunciam a falta de assistência nas aldeias da região do Município de Grajaú. Uma criança indígena de 2 anos de idade morreu neste domingo (13), vítima de pneumonia. A criança adoeceu na aldeia do Bananal, que fica na margem do rio Grajaú a 130 Km da cidade, e foi levada para tratamento médico. Por recomendação dos próprios médicos de Grajaú, a criança foi transferida para São Luís, mas não resistiu e morreu logo depois de receber socorro.
De acordo com a Coordenação Administrativa da Funai de Grajaú, esta é a sexta criança que morre em Bananal por falta de atendimento médico. Os Guajajaras estão revoltados com a falta de médicos e enfermeiros na região. Segundo informou o Índio Raimundo Carlos Guajajaras, "está muito difícil viver na comunidade, pois não há ambulâncias, médicos e nem remédios. Por isso as crianças estão morrendo".
Em dezembro do ano passado, segundo Raimundo Carlos Guajajaras, o Governo Federal autorizou a contratação de seis médicos, seis dentistas e oito enfermeiras que ficariam a disposição a Comunidade, mas o Coordenador da Funai de Grajaú informou que as contratações não foram efetivadas.
A assessoria de Imprensa da Funasa em São Luís, informou hoje que o Superintendente Regional do Órgão Zenildo Oliveira dos Santos deve se pronunciar a respeito da denuncia dos índios somente no inicio dessa semana.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Silva Diniz

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.