Panorama
 
 
 

PRESIDENTE DA ABRAF DEFENDE APROVAÇÃO DO PL DE FLORESTAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

16/03/2005 A ministra Marina Silva recebeu hoje Carlos Aguiar, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), que reúne setores como papel e celulose, energia, painéis e produtos sólidos de madeira. Aguiar manifestou apoio ao Projeto de Lei sobre Gestão de Florestas Públicas (PL 4776/2005), encaminhado ao Congresso no último dia 17 de fevereiro em regime de urgência constitucional. "Só vejo essa forma para regulamentar o avanço sobre a Amazônia, gerando recursos e empregos", salientou.

MMA
De acordo com o também diretor-presidente da Aracruz Celulose, países como Rússia e Canadá são hoje grandes produtores mundiais de madeira porque se organizaram e passaram a conceder áreas de florestas públicas, em um regime semelhante ao proposto pelo Ministério do Meio Ambiente. Apesar da exploração florestal e do clima frio, que torna o crescimento das matas mais lento, a área verde tem crescido nesses países devido ao manejo sustentável. "Vou trabalhar junto a alguns deputados pela aprovação do PL e pela manutenção do setor de florestas plantadas junto ao MMA", disse o presidente da Abraf. De acordo com o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, o PL de Florestas trará vantagens para o setor madeireiro, pois fará com que o Brasil assuma sua "vocação florestal".
Além disso, explicou, não haverá qualquer interferência em áreas privadas. "O projeto só prevê a atuação do governo em florestas concedidas em terras públicas", disse.
Também participaram do encontro de hoje o secretário-executivo da Abraf, César Reis, e o gerente de projetos do Programa Nacional de Florestas do MMA, Nelson Barboza.
No dia 30, a Câmara dos deputados realizará um seminário para debater o PL 4776/2005. Participarão representantes dos governos federal e estaduais, de entidades civis e parlamentares.
Nota de esclarecimento - Projeto de Lei sobre Gestão de Florestas Públicas.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.