Panorama
 
 
 

EVENTO REÚNE ESPECIALISTAS DE TODO O GLOBO NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

24/03/2005 Especialistas em recuperação de florestas e de áreas degradadas de várias partes do globo estarão reunidos entre os dias 4 e 8 de abril em Petrópolis, no Rio de Janeiro, para a Oficina sobre Restauração da Paisagem Florestal. O evento proporcionará a troca de experiências e o debate sobre formas de financiamento, novas tecnologias e políticas públicas empregadas por diversos países para recuperar áreas impactadas por ações humanas ou desastres naturais, como deslizamentos e enchentes. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participará da abertura da oficina, no dia 4. O evento não será aberto ao público. Confira a programação abaixo.

MMA
Durante o evento, serão apresentados cinco casos brasileiros de reabilitação de ecossitemas, um sobre cada bioma - Mata Atlântica (foto), Cerrado, Pantanal, Amazônia e Caatinga. Os trabalhos foram selecionados durante o Encontro sobre Recuperação Florestal de Áreas Degradadas, que aconteceu entre os dias 15 e 19 na cidade de Ouro Preto (MG). "A realização do evento no Brasil é o reconhecimento de que o país tem trabalhos relevantes na recuperação de áreas degradas", disse o diretor do Programa Nacional de Florestas do MMA, Tasso de Azevedo. Conforme o engenheiro florestal Luiz Sérvulo de Aquino, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, os melhores trabalhos brasileiros sobre recuperação florestal são desenvolvidos pelos setores de geração de energia e de mineração.
O plantio de árvores no entorno de reservatórios de hidrelétricas e nas áreas afetadas ou abandonadas por mineradoras é necessário para reduzir os impactos causados por essas atividades.
Um exemplo histórico de recuperação de áreas degradadas é o da Floresta da Tijuca, hoje abrigada pelo Parque Nacional da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. A área começou a ser reflorestada no Século XIX após anos de desmatamento e atividades agrícolas, principalmente para proteger nascentes que abastecem a cidade. De 1862 a 1885, teriam sido plantadas cerca de cem mil mudas, muitas de espécies exóticas.
Outro destaque da oficina é a presença da delegação chinesa. De acordo com Azevedo, o país desenvolve o maior programa de florestamento e reflorestamento do globo, com um plantio anual de dois milhões de hectares de matas. "A China começou esse trabalho por questões de segurança. Muitos deslizamentos estavam ocorrendo devido à falta de cobertura vegetal, de florestas", disse.
O evento é apoiado pela UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), Ministério do Meio Ambiente e Parceria Global para Restauração da Paisagem Florestal, que reúne dezenas de organismos da Nações Unidas, de governos e organizações não-governamentais.
Edital - Nos próximos dias, será lançado um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) voltado à recuperação de matas ciliares (que protegem as margens dos rios, por exemplo) e do entorno de nascentes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional e atende ao pleito de muitos administradores que participaram da 8ª Marcha dos Prefeitos. "A recuperação dessas florestas ganha ainda mais importância neste mês, que é dedicado à água", disse o diretor do FNMA, Elias Araújo.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.