Panorama
 
 
 

ENCONTRO DISCUTE PROPRIEDADE INTELECTUAL, BIODIVERSIDADE E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

28/03/2005 Começa hoje (28), em Manaus, o I Encontro da Rede Norte de Propriedade Intelectual, Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais. O evento está sendo organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia."Os pesquisadores do Norte do Brasil, especialmente do Inpa, terão uma boa oportunidade de discutir a importância da propriedade intelectual em suas atividades", é a expectativa da chefe de Divisão de Propriedade Intelectual e Negócios (DEPIN) do Inpa, Noélia Falcão.
Segundo Noélia, desde 2003 o Inpa já vem discutindo a propriedade intelectual e adotando uma nova postura acerca do conhecimento produzido. Exemplo disso foi o I Seminário de Propriedade Intelectual: Ciência e Conhecimentos Tradicionais da Amazônia, realizado pela DEPIN, pioneiro na região. O Museu Paraense Emilio Goeldi também começou a discutir o tema e, a partir dessas iniciativas, começou a se desenhar a Rede Norte de Propriedade Intelectual, com o objetivo de agregar todas as instituições da região nos moldes da Rede de Tecnologia (REDETEC) do Estado do Rio de Janeiro, levando-se em consideração as peculiaridades regionais.
Uma vez consolidada, a Rede parte para essa etapa, que é a viabilização do I Encontro. Realizado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AMazonas (Fapeam) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o evento conta com o apoio do Sebrae-AM, Petrobras, Fucapi, Genius Instituto de Tecnologia, UEA e Ministério do Meio Ambiente.
As instituições que integram a Rede Norte são as seguintes: Inpa, ABIN, Amazonlink.Org, Ceplac/Supor, Cesupa, Embrapa-PA, Fapeam, Fepi-AM, Fiepa, Fucapi, GTA, Iepa, Inbrapi, Ipam, Iphan, MPEG, Neap/Fepi, Oibi, Oeyarg, Sect/AM, Sipam, Uepa, Ufam, UFPA, Ufra.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.