Panorama
 
 
 

IBAMA INAUGURA NOVO SISTEMA DE TRILHAS NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

(28.03.05) - Uma nova trilha destinada a atender aos turistas de terceira idade e a reforma das outras duas trilhas existentes são a novidade no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a 230 quilômetros de Brasília, próximo ao município de Alto Paraíso (GO). As melhorias facilitarão e tornarão mais atraente o passeio dos cerca de seis mil visitantes que procuram todos os anos os cenários exuberantes do parque.

O centro de recepção aos turistas também foi equipado com 12 banners educativos sobre a fauna, a flora e os recursos hídricos existentes no parque. As novas trilhas serão inauguradas nesta quarta-feira, 30/3, às 10hs com a presença de representantes da Embaixada do Japão, de representantes do WWF, das associações de guias turísticos da Chapada dos Veadeiros e do Ibama, instituições envolvidas na recuperação e criação das trilhas.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos destinos turísticos nacionais preferidos pelos apreciadores do turismo ecológico e dos esportes radicais. Anualmente, turistas brasileiros e estrangeiros procuram o parque em busca de suas exuberantes paisagens, de sua flora típica de Cerrado e dos animais selvagens.

Batizada de Siriema, em homenagem a uma das diversas espécies de aves nativas que vivem preservadas no parque, a nova trilha tem cerca de quatrocentos metros e permite o passeio seguro de idosos e crianças até o rio Rodoviarinha. O novo percurso turístico agrega alguns facilitadores de acesso, como uma ponte pênsil que ajuda a evitar o contato com a água do curso hídrico para aqueles que, por razões de segurança, precisam do apoio, sobretudo em condições climáticas adversas.

Antigas trilhas estão mais seguras

As duas outras trilhas foram reformadas para garantir mais segurança, conforto e mais pontos de observação. Nos guarda-corpos, as antigas barreiras de concreto foram substituídas por equipamentos de madeira, mais integrados à paisagem. As madeiras vieram de apreensões feitas pelo Ibama em desmates ilegais.
A trilha dos Saltos tem cerca de 5,5 quilômetros de extensão e dá acesso ao salto do rio Preto, com 120 metros de altura (cartão postal mundialmente conhecido), a cachoeira de 80 metros de altura e as corredeiras. A trilha dos Cannyons, com 6 quilômetros, leva os visitantes a três cannyons e a cachoeira das carioquinhas. Ambos os destinos conduzem o visitante a caminhadas com graus de dificuldade variáveis.
"Foi justamente pensando em garantir mais segurança e conforto dos visitantes que as antigas trilhas receberam equipamentos de apoio nos trechos mais perigosos",explica o chefe do parque, Pedro Alberto Bignelli. Segundo ele, as correntes de proteção do guarda-corpos do mirante da trilha dos Saltos foram substituídas por madeira, integrando a arquitetura do local ao meio ambiente. Em trechos da trilha onde havia pisos escorregadios foram adaptadas placas de rocha e instaladas passagens de nível em lugares propensos a inundações durante a época de chuva.
Em horário normal, o parque é aberto de terça a domingo de 8h às 12 - último horário para ingressar na área. No horário de verão, o ingresso de turistas é entre 9 e 12 hs. A entrada custa R$3. Até a reforma, havia restrições para a entrada de crianças com menos de 6 anos. A recém-criada trilha da Siriema abre a possibilidade para visitantes dessa faixa etária.

Biodiversidade protegida

Considerado uma das áreas prioritárias para a conservação em todo o mundo (hotspot), o Cerrado brasileiro já perdeu praticamente a metade de sua biodiversidade. O restante está ameaçado pelo avanço do desmatamento para ampliação da fronteira agrícola.A taxa de desmatamento no bioma é alarmante. Segundo dados da Conservação Internacional, chega a 3 milhões de hectares/ano. É aí que entra a importância das unidades de conservação criadas para proteger o bioma e sua infinidade de riquezas naturais. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui 65 mil hecatares (o equivalente a cerca de 65 mil campos de futebol).
Na área, são mantidas importantes amostras do Cerrado brasileiro cuja constituição inclui diversas formações vegetais, solos e clima típicos do bioma. O Cerrado é considerado uma das mais ricas savanas do mundo em termos de biodiversidade. Possui recursos naturais de valor incalculável, incluindo espécies da fauna, da flora, microrganismos e recursos hídricos.
O parque nacional da Chapada dos Veadeiros uma área protegida pela União e administrada pelo Ibama. Parcerias com instituições locais, nacionais e estrangeiras ajudam a manter a unidade. O parque tem um Conselho Consultivo onde a comunidade participa das decisões sobre os destinos da unidade.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Jaime Gesisky)
Foto: Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.