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PROFESSOR PROPÕE
ESCOLAS BILÍNGÜES PARA INDÍGENAS
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005
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A implantação
de escolas bilíngües para que os índios
tenham condições de preservar sua
língua e cultura foi proposta nesta terça-feira
(29) durante audiência pública da Comissão
da Amazônia, Integração Nacional
e de Desenvolvimento Regional. A proposta, da deputada
Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM) e do professor José
Ribamar Bessa Freire, foi feita durante debate sobre
a história das línguas Amazônia.
Na opinião do professor, o português
deve ser ensinado como segunda língua para
as tribos, preservando-se o idioma original.
José Ribamar lança, nesta quarta-feira,
no Salão Nobre da Câmara, o livro "Rio
Babel - Da Língua Geral ao Português".
Ele lembrou que, quando o Brasil foi descoberto,
falavam-se, em todo o território nacional,
cerca de 700 línguas. Hoje, há apenas
180 línguas indígenas vivas. Muitas
delas, segundo ele, tendem ao desaparecimento, já
que não existe uma política na área
da educação para preservá-las.
Políticas
de proteção
Ribamar Bessa estuda
as línguas dos índios brasileiros
desde os anos 70. Ele informou que a língua
indígena mais falada na Amazônia é
a Tikuna, de um grupo formado por cerca de 30 mil
pessoas. Alguns dos idiomas indígenas, segundo
o professor, são falados por grupos de apenas
10 a 15 pessoas. O estudioso disse que somente após
a Constituição de 1988 o Estado Brasileiro
passou a proteger as línguas faladas pelos
indígenas. "A existência de uma
enorme diversidade de línguas no Brasil foi
considerado como atentatório à integridade
nacional, à segurança nacional. A
partir de 1988, depois de 500 anos, o Brasil começou
a perceber que essa diversidade lingüística
representa uma riqueza enorme para o País.
E que, portanto, é necessário adotar
medidas políticas em relação
às escolas, em relação à
produção de material educativo em
relação, inclusive, à própria
mídia", relatou.
Fonte: Agência Câmara
(www.agenciacamara.gov.br)
Assessoria de imprensa (Allan Pimentel e Paulo Cesar
Santos)