Panorama
 
 
 

AGRICULTORES FAMILIARES PRODUZEM CAFÉ COM MAIS RENDIMENTOS E PRESERVANDO O AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

(06/04/2005) O Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 8 de abril, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), e abordará o tema Café Agroecológico e Orgânico na Agricultura Familiar. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica e Embrapa Café, sediadas em Brasília - DF, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Agricultores familiares da Zona da Mata de Minas Gerais, em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estão produzindo café agroecológico e orgânico. Para isso, eles contam com as pesquisas financiadas pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa.
Os agricultores adeptos da agroecologia adotam práticas de conservação do solo e de preservação dos mananciais, além do controle fitossanitário no combate a pragas e doenças sem utilização de defensivos agrícolas. Os problemas ambientais que envolvem a cafeicultura de montanha são resolvidos em conjunto pelos pesquisadores, famílias e comunidade. A atividade representa um rendimento seguro para os agricultores, que além de café ainda cultivam na propriedade feijão, milho, hortaliças.
Todas essas práticas proporcionam uma grande diversidade nas propriedades, tornando os sistemas produtivos integrados e o trabalho familiar essencial para a permanência do agricultor e de sua família no campo. Além das pesquisas, outras ações fazem parte de estratégias para o desenvolvimento da cafeicultura agroecológica e orgânica.
A colheita seletiva, na qual apenas são colhidos os grãos maduros, é feita para preservar a qualidade da bebida. Além disso, são feitos investimentos em infra-estrutura de secagem e de armazenamento do café, garantindo melhor qualidade do produto.
O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Jorge Macau e Jurema Iara Campos)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.