Panorama
 
 
 

ATO PÚBLICO EM SP MANTÉM DISCUSSÃO SOBRE ASSASSINATO DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

06/04/2005 - O ato público realizado na noite desta quarta-feira, no Teatro Tuca, pretende manter em discussão o caso do assassinato da missionária Dorothy Stang e garantir que o fato "não seja acobertado com o tempo". A avaliação foi feita pelo secretário da Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Werson Martins de Oliveira, que organiza o encontro.
O objetivo do encontro, ainda segundo Oliveira, é proteger outras pessoas que estão ameaçadas de morte e "fazer a defesa" do projeto que prevê o desenvolvimento de forma sustentável na região de Anapu, no Pará. Ele disse entender que o assassinato da freira resultou de uma "encomenda mais ampla" e defendeu a apuração da participação de outros possíveis mandantes ou interessados na morte de Stang. Oliveira lembrou que pessoas próximas à missionário já manifestaram a crença de que existe um "consórcio" de grileiros, madeireiros e fazendeiros que "encomendaram" o assassinato.
O ato público, explicou, representa o início de uma campanha nacional que pretende elaborar documento a ser enviado ao governo federal, contendo reivindicações como a punição de todos os responsáveis pela morte da missionária e a defesa do projeto de assentamento liderado por ela naquela região do Pará.
O padre Amaro Lopes de Souza, coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Anapu, informou que está recebendo ameaças de morte, como outras pessoas envolvidas com os trabalhadores rurais. E declarou que a sensação de segurança só será possível a partir da identificação e punição dos responsáveis pelos crimes na região.
De acordo com o padre, o trabalho de assentamento de famílias na região continua, "para que as pessoas tenham o direito de trabalhar a terra". Ele acrescentou: "Apesar do assassinato covarde da missionária, não vamos recuar."

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Arthur Braga

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.