Panorama
 
 
 

COMISSÃO SERÁ INSTALADA PARA ELABORAR PROJETOS SOBRE CRÉDITOS DE CARBONO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2005

(06/04/2005) A entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, em fevereiro deste ano, está mobilizando o Governo do Estado a elaborar projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e gestionar recursos estrangeiros, provenientes dos créditos de carbono.
Nesta quinta-feira (07/4), às 10 horas, será instalada a Comissão Estadual de Estudo e Acompanhamento das questões referentes aos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo. O ato acontecerá na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), à Rua Carlos Chagas, 55, Espaço Verde, 11° andar. Estarão presentes os secretários estaduais do Meio Ambiente, Mauro Sparta, e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, além dos representantes das secretarias e fundações do Estado que integram a Comissão.
A Comissão estará encarregada, no primeiro momento, de buscar subsídios técnicos quanto ao tipo de empreendimento possível e à forma de encaminhamento para a promoção de intercâmbio entre o Rio Grande do Sul e organismos públicos e privados do Japão, para onde o Governador Germano Rigotto viajará em maio. O Japão, signatário do Protocolo de Kyoto, tem o compromisso de reduzir em 6% a emissão de gases causadores do efeito estufa. O governo japonês constatou que não conseguirá cumprir esta meta dentro do país e para isso investirá em empreendimentos para a redução de emissão de poluentes em outras nações, gerando créditos de carbono que auxiliam no cumprimento do acordo de Kyoto. O Brasil não tem compromisso formal com a redução de poluentes e é um dos países preferenciais para os investimentos.
Ao contrário do que muitos pensam, a geração dos créditos de carbono não se dá apenas pelos investimentos em florestas plantadas, mas em outros empreendimentos que promovam a redução de poluentes, por exemplo, aterro sanitário, usinas de biomassa, obras viárias, transporte e agricultura.
“A produção mais limpa está alicerçada na estratégia econômica, tecnológica e ambiental aos processos e produtos com a finalidade de aumentar a eficiência no uso das matérias-primas e insumos básicos como água e energia, gerando, também, uma inovação na cultura não poluidora, educando todos os participantes da produção no sentido de racionalizar”, destaca o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) coordena a Comissão de Estudos dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.