Panorama
 
 
 

CONSULTA PÚBLICA DA BR 163 MOBILIZA MATO GROSSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

06/04/2005 A segunda etapa de consultas públicas para o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) continuam nesta quinta e sexta-feiras em Apuí (AM), no Centro Multiuso de Apuí, e em Itaituba (PA), no 53 Biz - Quartel do Exército. O encontro realizado nesta segunda e terça-feira na Câmara de Vereadores no município de Sorriso, Mato Grosso, reuniu mais de 90 representantes de movimentos sociais, instituições de pesquisa, do setor privado, representantes de governos estaduais e municipais. As consultas, que continuarão na região até o final do mês, têm por objetivo dar continuidade à elaboração do Plano, que tem como objetivo reduzir os impactos sociais e ambientais negativos que a pavimentação da rodovia podem causar na região. Esses impactos se relacionam a tendências de aumento de migrações desordenadas, grilagem e ocupação irregular de terras públicas, além de concentração fundiária, desmatamento e exploração não-sustentável dos recursos naturais. O processo começou em julho do ano passado, sob a coordenação do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído pelo presidente Lula.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, destacou durante a abertura da audiência, na segunda-feira, a importância do Plano para a promoção do desenvolvimento sustentável a partir da regularização fundiária e da ocupação ordenada do território. O evento terminou com a exposição em plenária do resultado das discussões nos grupos de trabalho feitas com base nos quatro eixos temáticos do plano: ordenamento territorial e gestão ambiental, fomento a atividades produtivas, infra-estrutura para o desenvolvimento e inclusão social e cidadania.
Nas próximas semanas serão realizadas consulta públicas nos municípios de Altamira, São Felix do Xingu, Novo Progresso e Santarém (PA) e em Guarantã do Norte (MT).
Também participaram do encontro o representante do governo do estado de Mato Grosso, da Câmara; Prefeitura de Sorriso, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, dos movimentos sociais da região, do Comitê da BR-163.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.