Panorama
 
 
 

FORTALEZA ADERE ÀS POLÍTICAS AMBIENTAIS DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

08/04/2005 O Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura de Fortaleza (CE) firmaram nesta sexta-feira termo de compromisso para o desenvolvimento de políticas ambientais integradas e de desenvolvimento sustentável do município. O convênio, assinado pela ministra Marina Silva e a prefeita Luiziane Oliveira Lins, em Fortaleza, prevê a implementação das diretrizes desenvolvidas pelo ministério na cidade. O convênio representa a adesão do município aos conceitos e parâmetros implementados pelo ministério , destacou Marina Silva.
As ações objetivam fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) com o controle e a participação social. Pelo convênio, o ministério apoiará o município utilizando as diretrizes da Agenda 21, do Programa de Educação Ambiental, além de outras ações que forem identificadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano. De acordo com a ministra, só é possível implementar uma política ambiental com a participação da sociedade. Juntando o governo federal, municipal e todas as outras instituições que lidam com a questão, não daríamos conta. Participação social não é apenas legitimar as ações do governante , disse a ministra.
Marina destacou que a política para ser bem direcionada precisa ser estruturada, estabelecendo os diferentes níveis de competência inscritos nas comissões tripartites. Para a ministra, as Comissões Tripartites Nacionais, já instaladas em mais de 20 unidades da federação, é uma das formas de fortalecer o Sisnama. O setor ambiental por ser jovem precisa ser bem fortalecido. As diretrizes de desenvolvimento sustentável é um desafio muito grande. É impossível pensar meio ambiente sem pensar os desafios do desenvolvimento .
A ministra informou que o ministério tem cerca de R$ 400 milhões para viabilizar as políticas ambientais. Ela citou entre as prioridades do ministério, o Plano de Combate ao Desmatamento, os Programas Nacional de Florestas e o da Revitalização do Rio São Francisco.
A prefeita de Fortaleza, Luiziane Oliveira Lins, ressaltou que sua administração tem uma grande preocupação com os recursos hídricos, com o meio ambiente e com os espaços verdes da cidade. Ela informou que a prefeitura vem trabalhando na recuperação de lagoas e de rios, que há 40 anos sofreram destruição. Fortaleza tem tudo para voltar a ser uma capital ecológica .
O secretário municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Pedro Ivo Batista, destacou que o termo de cooperação é importante para o município, porque representa a adequação da cidade com as políticas ambientais integradas. É pensar Fortaleza rumo à sustentabilidade socioambiental, compromisso da atual administração .

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.