Panorama
 
 
 

JUSTIÇA PODE PRORROGAR PRISÃO TEMPORÁRIA DO QUINTO ACUSADO PELA MORTE DE DOROTHY STANG

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

08/04/2005 - A Justiça estadual do Pará poderá prorrogar por mais 30 dias a prisão temporária do pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, o quinto acusado de envolvimento no assassinato da missionária americana Dorothy Stang, no dia 12 de fevereiro, em Anapu (PA). O fazendeiro, conhecido como Taradão, foi preso nesta quinta-feira (7), após prestar depoimento à Polícia Federal, em Belém. "A prisão temporária dele foi decretada pelo período de 30 dias, mas é renovável por mais 30 dias, caso haja necessidade", explicou o promotor Lauro Freitas Júnior, que pediu a prisão do pecuarista.
Segundo o promotor, Galvão seria o segundo mandante do crime. Ele e o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura (o "Bida") - que estava foragido e se entregou a Polícia Federal no final de março - teriam encomendado o assassinato da freira e iriam pagar R$ 50 mil aos pistoleiros Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista. Assim como os dois mandantes, os dois executores e o suposto intermediário do crime, Amair Feijoli da Cunha, também estão presos.
Segundo Freitas Júnior, o juiz da comarca de Pacajá, Lucas do Carmo de Jesus, decretou a prisão de Regivaldo Pereira Galvão na última terça-feira (5). De acordo com o promotor, a denúncia de que o pecuarista também estaria envolvido no crime foi checada pelo Grupo de Prevenção e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Pará. "A informação tinha veracidade, e diante desses dados, o Ministério Público convocou a Polícia Civil e a Polícia Federal para que fizessem diligências nesse sentido", contou. "Novamente foram checadas as informações e diante disso, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Federal acharam por bem requerer a prisão temporária do Regivaldo", explicou.
Por se tratar de uma "informação mantida sob sigilo", o promotor preferiu não revelar qual a fonte da denúncia contra o pecuarista. Para ele, ainda é cedo para afirmar que outras pessoas teriam participado do consórcio para financiar o assassinato da freira. "Por enquanto, os fatos que podemos, digamos assim, comprovar é o envolvimento dessas cinco pessoas: os dois executores, o suposto intermediário e os dois mandantes que seriam os financiadores da execução".
"O Ministério Público já se encontra, não digo satisfeito, mas chegou até onde não esperava chegar, em mais um nome", acrescentou Freitas Júnior que, num primeiro momento, chegou a descartar a possibilidade de participação de Galvão no consórcio. "Não tínhamos ainda fatos que pudessem afirmar o que hoje o Ministério Público afirma. Temos que ter a cautela para não ficar divulgando informações que não tenham veracidade, a gente aguarda que venha o fato para, a partir daí, poder divulgá-lo com mais segurança", justificou.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.