Panorama
 
 
 

MINISTRA DEFENDE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Fortaleza (CE) – Brasil
Abril de 2005

08/04/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a prefeita Luizianne Lins assinaram hoje termo de cooperação para implementar na capital cearense as quatro diretrizes de política ambiental do ministério: controle e participação social, desenvolvimento sustentável, fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e política ambiental integrada.
Na solenidade, Marina Silva destacou a importância do controle e da participação social na gestão do meio ambiente, lembrando que cuidar dos recursos hídricos, das florestas, do solo e da fauna não é tarefa apenas do poder público. "Mesmo com os funcionários todos que temos nos três níveis de governo, federal, estadual e municipal, não daríamos conta", afirmou a ministra. Para ela, participação social não é apenas legitimar as ações do governo, mas também atuar "nos espaços corretos e adequados de formulação e implementação das políticas".
A ministra explicou que, no Sistema Nacional de Meio Ambiente, as competências estão estabelecidas para a União, para os estados e para os municípios e fez uma comparação com o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra, "o setor ambiental é um setor jovem, criado recentemente, e precisa ser fortalecido, enquanto o SUS é bem estruturado, foi estabelecido de uma forma descentralizada". Ela disse que no SUS os agentes que promovem a saúde "estão chegando às pontas" e que é preciso fazer o mesmo no Sistema Nacional de Meio Ambiente, "viabilizando os recursos, tanto financeiros quanto humanos, e estabelecendo os diferentes níveis de competência".
Marina Silva destacou a riqueza do Brasil em recursos naturais, lembrando que o país responde por 11% da água doce disponível do planeta e 22% das espécies vivas, além de ter a maior biodiversidade e a maior floresta tropical do mundo. A ministra disse que integrar as políticas de meio ambiente é complicado, porque as pessoas tendem a isolar a questão, mas advertiu: "Se não cuidarmos desse patrimônio, juntando a equação de preservar e desenvolver, não estaremos sendo responsáveis com as futuras gerações. Então, a diretriz de desenvolvimento sustentável é fundamental."
Para isso, Marina Silva considera imprescindível a integração dos diversos setores de governo e ressalta que o trabalho deve ser "conjunto, integrado", embora, historicamente, sempre tenha sido separado. Como exemplo da mudança de atitude governamental, a ministra citou o novo modelo do setor elétrico, implementado pela ministra Dilma Rousseff, que já foi pensado incorporando a variável ambiental no planejamento das ações.
Na prática, a parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a prefeitura de Fortaleza vai se desenvolver através de projetos prioritários para a cidade, como a recuperação das lagoas e dos rios.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Olga Bardawil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.