Panorama
 
 
 

ONGs E INDÚSTRIA QUEREM BANIR MADEIRA ILEGAL E PREDATÓRIA NA UNIÃO EUROPÉIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2005

08-04-2005 - Bruxelas (Bélgica) Empresas madeireiras européias uniram-se ao Greenpeace, WWF e FERN (Rede de Recursos Florestais da Europa) para pedir que a União Européia adote medidas e leis mais rigorosas quanto à importação de madeira ilegal e predatória.
Um documento elaborado pelas três ONGs e assinado por mais de 70 empresas européias foi apresentado hoje em uma conferência sobre a iniciativa FLEGT (sigla em inglês para Implementação da Legislação Florestal, Governança e Comércio), organizada pelo Greenpeace, WWF e FERN, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. No documento, empresas como B&Q, Homebase and Habitat (Reino Unido), Castorama (França), Ikea e Skanska (Suécia), Unital (União das Indústrias Italianas de Móveis de Madeira), JYSK Nordic (Dinamarca) e Puertas Luvipol (Espanha) pedem regras claras para acabar com a ilegalidade no comércio de produtos florestais.
"Empresas envolvidas com o comércio de madeira ilegal não cumprem padrões ambientais e sociais básicos, que se traduzem em desestabilização dos mercados internacionais, ameaça aos empregos de qualidade e competição desleal. Sem um marco legal claro, empresas que atuam com responsabilidade e querem investir em práticas sustentáveis estarão sempre em desvantagem", afirmou André de Boer, diretor da Federação de Comércio de Madeira da Holanda.
A União Européia é um dos maiores importadores de madeira e produtos derivados, com papel importante no comércio de madeira ilegal e predatória. Boa parte da madeira comercializada já está legalizada quando chega aos países importadores, porém deixam um rastro de ilegalidades nos países produtores - como grilagem de terras, falsificação de documentos, destruição ambiental, evasão fiscal e exploração de trabalhadores, entre outras. "A União Européia deve agir imediatamente, adotando medidas rigorosas para acabar com a madeira de origem criminosa. Além disso, tem a responsabilidade de promover o bom manejo florestal em todo o mundo", afirma Marcelo Marquesini, da campanha da Amazônia do Greenpeace.
A exploração ilegal e predatória de madeira é frequente na Amazônia. Ela contribui para a destruição da biodiversidade e empobrecimento de milhões de pessoas que dependem das florestas para manter seu modo de vida tradicional. As práticas ilegais estimulam conflitos sociais e estão frequentemente associadas ao crime organizado. "Esse tipo de iniciativa sinaliza que, em breve, o mercado europeu estará fechado para as empresas que continuarem desrespeitando a legislação ambiental, fiscal e trabalhista na exploração florestal", diz Marquesini.
Em maio de 2003, a Comissão Européia (órgão responsável pelas políticas econômicas da UE) adotou um Plano de Ação para a Implementação da Legislação Florestal, Governança e Comércio (FLEGT) e submeteu ao seu conselho uma proposta de acordos de parceria voluntária com países produtores. O objetivo é melhorar a governança no setor florestal e implementar um sistema de rastreamento para garantir que apenas madeira legal seja exportada para a Europa. Embora a proposta possa ter um impacto positivo, sob certas circunstâncias, as ONGs e a indústria concordam que apenas a abordagem voluntária é insuficiente para solucionar o problema.
Desde o início de março o Greenpeace realizou várias ações denunciando a chegada de madeira ilegal à Finlândia e Portugal, países que ainda não se comprometeram publicamente com o plano de ação FLEGT da União Européia.
As ONGs também ressaltam que a madeira proveniente de desmatamento é tão destrutiva quanto a ilegal e também deve ser contida. "Proibir a madeira ilegal na Europa é apenas o primeiro passo para se obter o manejo florestal", conclui Marquesini.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.