Panorama
 
 
 

PACOTE VERDE É TEMA DE DEBATE NA COMISSÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

04/04/2005 A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai discutir amanhã o "Pacote Verde", nome dado ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo para coibir a violência e o desmatamento na Amazônia.
A audiência é aberta ao público e está marcada para as 14 horas, no plenário 15.
Foram convidados para o encontro o presidente do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Justiniano de Queiroz Neto; o secretário especial de Produção do Estado do Pará (Seprod), Vilmos da Silva Grunvald; e o diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Rezende de Azevedo.

Exploração das florestas

O Pacote Verde foi editado pelo Governo em fevereiro deste ano e inclui, entre outras iniciativas, a Medida Provisória 239/05, que autoriza o Poder Público a decretar limitação administrativa provisória ao exercício de atividades causadoras de degradação ambiental em área de criação de unidade de conservação. A MP proíbe ainda a exploração ou corte raso de floresta e vegetação nativa.
Outro item do pacote é o Projeto de Lei 4776/05, que permite o uso econômico sustentável das florestas públicas brasileiras.
A discussão sobre o Pacote Verde foi solicitada pelos deputados Asdrubal Bentes (PMDB-PA) e Ann Pontes (PMDB-PA).
Na quarta-feira pela manhã, a Comissão reúne-se para votar as proposições em pauta. Entre elas, o Projeto de Lei 2374/03, do deputado Sandro Mabel (PL-GO), que determina a notificação prévia dos órgãos de Defesa Civil sobre empreendimentos ou atividades que potencialmente necessitem de ações preventivas de socorro.
Outra proposta em pauta é o PL 4049/04 que compensa as concessionárias de energia elétrica situadas na região Norte e atendidas por sistemas isolados (nos quais a geração de energia é produzida e consumida pela própria localidade) pela diferença entre o custo do serviço e o faturamento bruto com a comercialização de energia, após a dedução das parcelas correspondentes ao ICMS, PIS/Pasep e Cofins.

Fonte: Agência Câmara (www.camara.gov.br)
Assessoria de imprensa (Natalia Doederlein e Paulo Cesar Santos)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.