Panorama
 
 
 

PLENÁRIO PODE VOTAR BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

08/04/2005 - O Plenário do Senado poderá votar, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/05, alterando a Medida Provisória 227/04, que dispõe sobre a implantação do Programa Nacional do Biodiesel. O relatório sobre a matéria, de autoria do senador Edison Lobão (PFL/MA), estava pronto para ser lido em Plenário na sessão da terça-feira (6), mas os líderes do PFL, José Agripino (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio (AM), solicitaram o adiamento da sua votação, a fim de sanar dúvidas relacionadas à constitucionalidade da matéria.
De acordo com o relator-revisor do PLV, uma série de negociações foram feitas para se chegar a um acordo,


principalmente no que se refere à tributação da matéria-prima e à comercialização do biodiesel. Apesar do entendimento em torno de diversos pontos, Lobão decidiu encaminhar aos líderes e aos senadores o texto do relatório, o que poderá resultar em novas emendas de conteúdo.

Num primeiro momento, o programa do biodiesel deverá atender fundamentalmente à agricultura familiar nas regiões Norte e Nordeste. As matérias-primas (mamona e palma) terão tributação zero. Em todo o país, a tributação sobre o biodiesel não ultrapassará, em qualquer hipótese, a taxação que já recai sobre o diesel fóssil, hoje fixado em R$ 218 reais por metro cúbico.
Os produtores de biodiesel terão moratória de seis meses para se adaptar às exigências técnicas e fiscais da Secretaria da Receita Federal, e a quebra mecânica de registros que verificam a produção não mais impedirá a comercialização do óleo. As duas emendas aceitas por Lobão atendem reivindicações do próprio setor produtivo.
O líder do PDT, senador Osmar Dias (PR) cobrou, em Plenário, que o governo não vete a emenda aceita pelo relator-revisor, permitindo a compensação de créditos acumulados pelas cooperativas em relação ao Pis/Pasep e à Cofins. Caso tal compromisso não seja assumido pelo Executivo, o senador disse que poderá orientar seu partido a votar contra o PLV.
Por sugestão do senador Jonas Pinheiro (PFL/MT), o senador Edison Lobão deverá acrescentar ao relatório emenda que beneficia o setor sucroalcooleiro, embora a Secretaria da Receita Federal manifeste reservas à proposta. De acordo com a proposta, a cana seria desonerada de tributos na entrada do processo industrial, e o imposto, compensado somente no final da cadeia produtiva. Atualmente, segundo afirmou Jonas Pinheiro, a tributação na entrada do processo industrial traz grandes dificuldades de operação e até prejuízos financeiros às empresas do setor.
De acordo com o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT/SP), o biodiesel colocará o Brasil na vanguarda da luta por novas fontes energéticas. Ele enfatizou que o petróleo praticamente inexiste na Europa e que nos Estados Unidos o estoque conhecido daria para atender, nos padrões atuais, o consumo de apenas seis anos. O senador Edison Lobão, por sua vez, ressaltou que o biodiesel irá dar grande segurança à agricultura familiar, ampliando, ao mesmo tempo, o mercado de trabalho.
- Só isso já justificaria a MP do biodiesel - disse o relator.
Não se tem notícia de acordo para a votação de mais três medidas provisórias que estão em regime de discussão em turno único: a que regulamenta a Constituição Federal tratando do acesso a documentos públicos de interesse particular ou coletivo (PLV 3/2005 referente à MP 228/2004; a que dispõe sobre recursos para o desporto e prorroga o prazo para o desarmamento (PLV 4/2005 referente à MP 229/2004); e a que abre crédito extraordinário, no valor global de R$ 569,1 milhões, para os ministérios da Saúde, da Defesa e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MP 230/2004).
Se essas MPs não forem votadas, a pauta voltará a ficar trancada, impedindo a discussão e votação de Propostas de Emendas à Constituição (PECs), projetos de lei e requerimentos. Ao todo, 52 matérias estão incluídas na pauta do Plenário para terça.

Fonte: Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.